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Se alguém se dispõe a instaurar e estender o poder e o domínio do gênero humano sobre o universo, a sua ambição seria, sem dúvida, a mais sábia e a mais nobre de todas. Pois bem, o império do homem sobre as coisas se apoia unicamente nas artes e nas ciências. A natureza não se domina, senão obedecendo-lhe.

BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Pará de Minas: M&M Editores.2003. p.129.


O trecho acima revela uma característica fundamental da filosofia do inglês Francis Bacon, um dos inauguradores do ciclo moderno de pensamento.
Tal característica está adequadamente resumida em:
Nos últimos séculos, a ciência e a tecnologia foram capazes de alterar drasticamente a sociedade. À medida que a ciência se mostrou capaz de compreender a realidade e transformar o mundo, houve a tendência de desprezar outras abordagens como o mito, a religião, o bom senso, a arte e a filosofia (ARANHA, 1992, pág.101). Inevitavelmente, surgiram alguns mitos como o cientificismo e o mito da neutralidade científica. A partir de então, a filosofia passou a exercer a importante função de:
Hoje em dia, muito se fala em ideologia, que pode ser conceituada como um conjunto de ideias sistematizadas que justificam determinada prática. Segundo pensadores como o filósofo italiano Gramsci, nem toda ideologia é, de antemão, arbitrária, ou seja, inútil para transformar a realidade. Assim, segundo o autor citado, ideologia pode ter um sentido positivo quando entendida como conjunto de:
Segundo a Enciclopédia de Bioética, Bioética é “o estudo sistemático da conduta humana na área das ciências da vida e dos cuidados da saúde, na medida em que esta conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais.”
(REICH, W.T. (Ed.). Encyclopedia of bioethics. New York: The Free Press, London: Collier. Macmillan Publishers,1978).

Os princípios morais que orientam as condutas nas diferentes áreas que poderiam ser incluídas no campo bioético foram definidos no Relatório Belmont (Belmont Report*) de 1979, conforme afirma Clotet.
(CLOTET, Joaquim. Bioética: uma aproximação. Porto Alegre: EDIPUCRS,2003.246 p. p.23-24). *(The Belmont Report. Ethical principles and guidelines for the protection of human subjects of research. The National Comission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioral Research. Department of Health, Education and Welfare.1979; Abril,18, p.2-5.)

Assinale a alternativa que lista corretamente os primeiros princípios orientadores da Bioética principialista (ou principista).
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Na obra Indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas, Adorno e Horkheimer distinguem dois tipos de artes. Assinale a alternativa que complete correta e respectivamente as lacunas no trecho acima citado.