Filtrar


Questões por página:
Em relação às características gerais diferenciais entre os dentes decíduos comparados com os dentes permanentes, analise as afirmativas:

I. O esmalte dos dentes decíduos é mais permeável e mais facilmente desgastado que o dos permanentes. A espessura do esmalte é mais fina: varia em torno de 0,5 a 1,0 mm.

II. O esmalte tem espessura igual ou quase igual em todas as faces da coroa, terminando abruptamente ao nível do colo. Nessa porção cervical, os prismas de esmalte inclinam-se para oclusal, em vez de se orientarem para cervical, como ocorre nos permanentes.

III. Em relação à suscetibilidade à cárie dos dentes decíduos, em função de sua menor mineralização, os decíduos são menos resistentes que os permanentes. Esse fato, quando associado à dieta inadequada, possibilita que a destruição causada pelo processo carioso seja rápida e agressiva.

É correto o que se afirma em:
Sobre o desenvolvimento do esmalte dentário, de acordo com a sua função e a sucessão de fases pelas quais passam os ameloblastos, o processo de amelogênese é dividido em diferentes fases.
Assinale a seguir a fase na qual a amelogênese propriamente dita se inicia:

Observe a figura que segue.

Fonte> ABRAHAMSOHN, Paulo & FREITAS, Vanessa. Disponível em: < https://mol.icb.usp.br/index.php/13-3-6-odontogenese/> Acesso em: 4 set.2022.

 

De acordo com a fotomicroscopia apresentada, da fase da odontogênese, o nome da estrutura apontada pela seta e o tecido dentário que será originado da estrutura apontada são, respectivamente:

A Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) é a displasia do esmalte dos dentes que afeta um ou mais primeiros molares permanentes, frequentemente associados aos incisivos permanentes, tendo como causa principal as doenças infecciosas na primeira infância, associadas ao uso de antibióticos e a outros fatores, como a má nutrição e a hereditariedade (WEERHEIJM,2003). Assinale a alternativa que apresenta a fase da odontogênese na qual ocorre o desenvolvimento da Hipomineralização Molar Incisivo (HMI).

Paciente de 12 anos de idade, sexo masculino, sofreu um acidente de bicicleta e foi levado primeiro ao hospital e depois à clinica odontológica, cerca de 9 horas após o acidente. A criança apresentava hematomas lábio-nasais e maxilares, laceração da mucosa labial e gengival na região maxilar superior, com luxação e hipermobilidade dos incisivos centrais. No exame radiográfico detectou-se fratura do tecido ósseo vestibular, porém não houve fratura da raiz dos incisivos, apenas o deslocamento das raízes para vestibular e, consequentemente, a projeção das coroas para palatino. A sequência correta de procedimentos para a manutenção da integridade dos dentes incisivos centrais, em função e estética, é