Filtrar


Questões por página:
Ao analisar a cavidade oral do bebê, da criança ou do adolescente, o cirurgião-dentista deve estar atento às mudanças estruturais que podem ocorrer nessa região. Algumas delas estão presentes desde o nascimento, outras se manifestam meses ou anos mais tarde. “Doença caracterizada pelo aparecimento de uma úlcera traumática com bordas elevadas e endurecidas, na face ventral da língua de bebês que estão sendo amamentados. O estado físico geral da criança bem como seu estado nutricional podem ser um importante fator sistêmico predisponente”. Assinale a alternativa que apresenta a definição dessa patologia.
Existem fatores etiológicos locais (intrínsecos), ambientais (extrínsecos) e genéticos (hereditários) que influenciam na cronologia de erupção dos dentes. Sobre esse tema, avalie as afirmativas abaixo:
I. Dentre os fatores locais, relacionados à boca, a doença cárie é a causa de alteração na cronologia correta de erupção menos comum. II. Alterações metabólicas, como febre recorrente, podem reter o dente de forma a atrasar a rizólise e a erupção do dente. III. O traumatismo dentário é um fator intrínseco que pode impedir a erupção dos dentes.
É correto o que se afirma

Analise as afirmativas abaixo sobre os cuidados e recomendações que devem ser seguidos durante a anestesia local em crianças.


1. Empregar um anestésico tópico antes da injeção da anestesia local, para minimizar o desconforto provocado pela penetração da agulha.

2. A absorção sistêmica do anestésico tópico não faz parte do cálculo da quantidade total de anestésico administrado.

3. O uso de soluções anestésicas com vasoconstritor não está indicado, pois diminui a velocidade de absorção e aumenta o risco de toxicidade.

4. Reduzir o volume habitual da solução quando a criança estiver sedada.

5. Prevenir a injeção intravascular acidental para não aumentar o risco de sobredosagem relativa.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Em que idade é comum a necessidade de intervenções cirúrgicas na odontopediatria:
Por que a cirurgia bucal pediátrica é importante: