Filtrar


Questões por página:
Sistemas do tipo I e do tipo II realizam tarefas diferentes, porém complementares. O tipo I é adequado para atividades como indexação de dados, alocação de custos, análises de séries temporais e análises “what-if”. Porém, a maioria dos sistemas do tipo I não tem a capacidade de realizar inferências indutivas, processo que permite chegar a conclusões genéricas a partir de exemplos específicos, que são uma característica nativa de sistemas do tipo II. Sistemas do tipo I fornecem uma visão multidimensional de dados, incluindo suporte a hierarquias. Essa visão de dados é uma forma natural de analisar negócios e organizações. Sistemas do tipo II, por outro lado, podem ajudar a detectar tendências, encontrar padrões e relações entre as informações disponíveis em bancos de dados. Os sistemas do tipo II podem encontrar informações ocultas nos dados disponíveis, mas é o gestor quem deve atribuir o valor de cada uma dessas descobertas para a organização.
Os sistemas do tipo I e II são, correta e respectivamente,
Um modelo dimensional organiza os dados em um formato que oferece compreensão ao usuário, desempenho nas consultas e resiliência às alterações. Modelos dimensionais implementados em um banco de dados multidimensional são referidos como
A equipe de sistema está mexendo em um modelo OLAP para ver diferentes níveis de detalhe. Existem várias operações que podem ser realizadas nesse modelo. Identifique a única alternativa que apresenta uma operação que NÃO seja possível, ou existente:

A tecnologia OLAP (Online Analytical Processing) provê suporte a banco de dados multidimensionais, usado em soluções de apoio à decisão e Business Intelligence (BI), como o Microsoft SQL Server Analytical Services (SSAS), que fornece os dados analíticos para relatórios de negócios e aplicativos cliente, tais como Excel e relatórios do Reporting Services.


Com relação às diferentes características e ferramentas próprias da OLAP, analise as assertivas a seguir.


I. Na modelagem usada para representar dados multidimensionais, o diagrama do esquema estrela tem em seu centro uma tabela fato vinculada a várias tabelas dimensões, dispostas radialmente. A tabela fato armazena dados descritivos, enquanto as tabelas dimensões armazenam dados numéricos.

II. Dentre as operações suportadas no OLAP, estão os operadores de cubos de dados: slice, que seleciona um subconjunto de dimensões; dice, que seleciona um subconjunto do cubo original; e drill-down, que retorna detalhes de uma dimensão.

III. Uma instância do Microsoft SQL Server Analysis Services (SSAS) é executada em bancos de dados tabulares, bancos de dados multidimensionais, ou em ambos.

IV. O processo de mineração de dados (datamining) permite descobrir padrões implícitos nos dados armazenados em datawarehouse, com o objetivo de usar tais padrões para vantagens competitivas em negócios.


Estão CORRETAS apenas as assertivas:

Os dados para suporte à decisão são conceitualmente diferentes dos dados usados nos bancos de dados para processamento de transações. Esses últimos, também conhecidos como banco de dados operacionais, trabalham com dados pormenorizados, próprios para tratar questões como rastrear pedidos, resolver reclamações de cliente, atender às necessidades dos funcionários, etc. Em contraposição, os bancos para suporte à decisão, são estruturados a partir da transformação dos dados dos bancos operacionais, com o objetivo de facilitar a integralização dos diferentes processos de negócios, mantendo o desempenho de acesso.


Um modelo de dados Multidimensional é muito adequado à representação de dados e às operações próprias ao processamento de suporte à decisão. Com relação aos recursos e técnicas característica a dados multidimensionais, assinale a afirmativa CORRETA.