Filtrar


Questões por página:
Sobre a abordagem a um paciente com câncer, marque a afirmativa verdadeira:
Paciente do sexo masculino,56 anos, com diagnóstico de câncer de próstata apresenta disfunção erétil após prostatectomia radical. Assinale a alternativa que apresenta a provável causa da impotência sexual pós-cirúrgica.
O rastreamento populacional do câncer de próstata fomenta importante discussão em relação ao seu papel e impacto na redução da mortalidade câncer-específica. Enquanto este tipo de medida ainda é incentivada no Brasil, pela Sociedade Brasileira de Urologia, nos Estados Unidos, o rastreio populacional está contraindicado desde 2012. Sobre o câncer de próstata, assinale a alternativa correta.
Paciente de 57 anos, sexo masculino, assintomático, em avaliação de rotina, retorna com exame de imagem que demonstra massa parenquimatosa sólida, de aproximadamente 4 cm, em rim direito. É hígido e não apresenta comorbidades. Em relação ao tratamento do tumor renal deste paciente, assinale a alternativa correta.
Os tumores de testículo que se originam a partir de células germinativas compõem, aproximadamente,95% das neoplasias testiculares. Podem ser divididos entre seminomas e não seminomas. Em relação a esses tipos de tumores, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Dentre as neoplasias que acometem os homens, o câncer de testículo é um dos tumores mais raros diagnosticados, porém é a segunda neoplasia mais frequente em indivíduos do sexo masculino entre 15 e 19 anos de idade. ( ) Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento de tumor germinativo de testículos podemos citar a criptorquidia, e a neoplasia intratubular intersticial. ( ) A ultrassonografia de bolsa testicular apresenta uma baixa sensibilidade, porém alta especificidade no diagnóstico de nódulos testiculares. ( ) A α-fetoproteína eleva-se, exclusivamente, em tumores seminomatosos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.