Filtrar


Questões por página:

Uma mulher de 62 anos é portadora de carcinoma ductal infiltrante da mama grau I, axila negativa, receptores hormonais positivos, HER-2 negativo, já submetida à ressecção do tumor há 3 anos e em terapia hormonal adjuvante, vem apresentando dores ósseas, predominantemente no quadril esquerdo, mesmo em repouso. Realizada cintilografia óssea, que revelou múltiplas áreas de hiperfixação do radiotraçador pelo esqueleto axial e nos fêmures e no quadril esquerdo. Realizadas radiografias, que revelaram lesões ósseas mistas disseminadas, bem como área de rarefação óssea peritrocanteriana à esquerda, comprometendo a maior parte do diâmetro do osso, com destruição da camada cortical.

Com relação a essa complicação, assinale a alternativa correta.

Mulher,67 anos, Performance Status 0, com cirrose hepática Child A, apresentando 4 nódulos hepáticos de 3,5 cm com acentuada vascularização arterial em dois estudos radiológicos diferentes e alfa-feto proteína de 250 ng/ml.

Qual a melhor conduta para esse caso?

Um homem de 45 anos é admitido na emergência do hospital com quadro de lombalgia intensa e diminuição da força em membros inferiores de evolução de 24h. Exerce funções de auxiliar administrativo, sem outras patologias que tivesse conhecimento. Encontra-se “um pouco acima do peso” e não exerce atividades físicas regulares. Possui carga tabágica de cerca de 45 maços/ano, consome bebidas alcoólicas regularmente nos finais de semana. Ao exame físico, apresenta-se eutrófico, com fraqueza muscular em membros inferiores, principalmente na musculatura posterior da coxa e da perna, mais acentuada do lado direito, reflexos profundos abolidos do lado direito e reduzidos à esquerda, reflexos superficiais (cutâneo plantar) indiferente bilateralmente, continência urinária e fecal preservadas, sensibilidade preservada. Realizados exames de imagem, que demonstraram formação expansiva comprometendo corpo vertebral com destruição óssea e extensão ao espaço subdural, determinando compressão da face ventral da medula espinhal.

Após a introdução de analgesia, qual é a conduta a ser tomada nesse momento?

Considerando o diagnóstico de colangiocarcinoma, é correto afirmar que

Um paciente de 54 anos, tabagista de longa data apresenta quadro de fraqueza muscular proximal e parestesias. Realizados exames eletrofisiológicos que revelaram aumento no potencial de ação muscular após estimulações repetidas. Radiografia de tórax revelou alargamento do mediastino e do hilo do pulmão esquerdo.

Assinale a alternativa correta