Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Se a imagem radiográfica da região do joelho de paciente adolescente evidenciar lesão com áreas de rarefação na região metafisária, entremeada com áreas de condensação por neoformação óssea, limites imprecisos e reação periostal lamelar fina, tais evidências indicarão a presença de condrossarcoma.
mostrar texto associado
No tratamento cirúrgico do osteoma osteoide, evita-se a recidiva mediante a realização da ressecção em bloco do nicho e de todo o tecido esclerótico reacional circundante.
mostrar texto associado
De acordo com o estadiamento de Enneking, o osteossarcoma extracompartimental sem a presença de metástase é classificado como IIB, apresentando-se, nessa fase, com baixo grau de malignidade.
mostrar texto associado
O tumor de células gigantes é considerado uma lesão de comportamento benigno ou de malignidade indeterminada devido à sua baixa agressividade local e ao baixo risco de metastatização.
Com relação à prevenção e à detecção precoce do câncer, julgue o item seguinte.

A maioria dos casos de câncer colo-retal (CCR) deriva dos pólipos adenomatosos, cuja evolução é indolente, de forma que um pólipo menor que 1,0 cm evolui para lesão invasiva em, aproximadamente, dez anos. Nesse sentido, a realização de colonoscopia para detecção e remoção dos pólipos adenomatosos é importante para reduzir a incidência de CCR.