Filtrar


Questões por página:
Paciente masculino de 60 anos de idade procurou o clínico porque foi alertado por seus amigos sobre a necessidade de se prevenir contra o câncer de próstata. Como não tem contato com seus familiares, não sabe informar se há história de câncer na família. Relata que é totalmente assintomático. Em relação ao rastreamento de câncer, pode-se afirmar que:
Paciente de 52 anos tem o diagnóstico de adenocarcinoma do cólon com metástases hepáticas. Ele tem uma empresa com sócios e 3 filhos e portanto precisa conhecer seu prognóstico para tomar decisões práticas. A sobrevida esperada em cinco anos para esse caso é em torno de:
Mulher de 47 anos, branca, procurou uma clínica ortopédica devido a caroço doloroso na topografia do fêmur direito distal, que atribuiu a um traumatismo durante jogo de futebol com os filhos há mais de um mês, mas que não vem apresentando melhora com o uso de compressas de gelo e anti-inflamatório. Tem história pregressa de linfoma de Hodgkin tratado com quimioterapia e radioterapia há 20 anos. O RX do membro inferior direito mostrava lesão lítica com periósteo elevado, formando o chamado triângulo de Codman. Esse aspecto radiológico sugere a hipótese de:
Paciente do sexo masculino, branco, 32 anos, homossexual, procurou o consultório com sorologia positiva para HIV, queixando-se de diarreia, emagrecimento e lesões cutâneas violáceas não pruriginosas no tórax e membros inferiores. Trazia um RX de tórax recente mostrando lesões nodulares principalmente centrais em ambos os pulmões. Antes de examiná-lo e solicitar outros exames, o médico considerou a possibilidade diagnóstica de:
Homem, pardo, 56 anos, é admitido com diagnóstico de mesotelioma. Esse tumor está relacionado a seguinte substância: