Filtrar


Questões por página:

Assinale a opção em que a justificativa para o emprego da vírgula correspondente está incorreta.

A Justiça é, (1) antes de tudo, (1) uma preocupação antropológica e filosófica do homem. Resulta da consciência de sua dignidade e da dimensão ontológica do ser humano. Por sua dimensão ética, (2) o homem tem a noção do bem e do mal, (3) da verdade e do erro. É livre, tem livre arbítrio, (4) pois sabe quando está agindo com correção ou com erro. A Justiça nasce, subjetivamente, da verdade humana mais intrínseca, (5) de seu sentimento e de sua reflexão sobre o bem e sobre a verdade na sua relação com os outros homens.

(Oscar d’Alva e Souza Filho)

mostrar texto associado
A oração cuja classificação está INCORRETA é:
mostrar texto associado
O período a seguir é um período composto por duas orações coordenadas:
De acordo com o juiz Ricardo Rachid, o sistema penal brasileiro “é um sistema falido” e o Código Penal, de 1940, “é uma colcha de retalhos” (linhas 10 e 11).
Analise as assertivas abaixo em relação à pontuação:

I - O réu saiu, logo o advogado não saiu. Se mudar a vírgula de posição, o sentido da frase fica alterado.

II - Você, certamente, já tem um candidato. As vírgulas foram usadas para separar o adjunto adverbial que está no meio da oração.

III - O homem lê a apotegma, analisa-a calmamente, reflete, transfigura-se e cai em prantos. As vírgulas foram usadas para separar orações coordenadas assindéticas.

IV - Imponho-lhe somente um objetivo: que administre bem o patrimônio público. O sinal de dois pontos foi usado para separar uma oração subordinada substantiva apositiva, tal como pode ocorrer com o aposto.

V - Muitos menores, que vivem na favela, estão suscetíveis à corrupção. As vírgulas foram usadas para separar a oração adjetiva explicativa.

Assinale a alternativa correta:
mostrar texto associado
No que se refere ao período Organizam-se em grupos, lideranças se consolidam, redes de solidariedade se firmam, intrigas ameaçam a união (L.32-34), assinale a afirmação INCORRETA.