Filtrar


Questões por página:
O outro sujeito inútil ( I ) que nos apareceu era muito diferente. Gordo, bem vestido, perfumado e falador, tão falador ( II ) que ficávamos enjoados com as lorotas dele. Não podíamos ser amigos. Em primeiro lugar o homem era bacharel, o que nos distanciava. Pimentel, forte na palavra escrita, anulava-se diante de Julião Tavares. Moisés, apesar de falar cinco línguas, emudecia. Eu, que viajei muito e sei que há doutores quartos, metia também a viola no saco. Além disso Julião Tavares tinha educação diferente da nossa. Vestia casaca, frequentava os bailes da Associação Comercial e era amável em demasia. Amabilidade toda na casca. [...]
RAMOS, Graciliano. Angústia. 59 ed. São Paulo: Record,2004.

No fragmento textual, há duas orações em destaque que apresentam sentido de:
mostrar texto associado

Empregos e carreiras desaparecerão 'ou estarão' sob soluções computacionais e robóticas.

Na expressão destacada, tem-se a presença de uma oração:

mostrar texto associado

Por isso, será decisivo 'estudar, conhecer' e enxergar as expectativas dessa geração'.

Na expressão destacada, tem-se a presença de:

mostrar texto associado
Qual das orações identificadas com colchetes e números sobrescritos NÃO se classifica como uma oração subordinada adjetiva?
Em uma oração composta por subordinação, a oração subordinada adjetiva pode ser classificada como restritiva ou explicativa. Considerando a frase "Os alunos que estudam passam nas provas", a oração subordinada "que estudam" pode ser classificada corretamente como: