Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
Um empreiteiro irá realizar uma obra que durará 4 anos. Sua remuneração será feita em duas parcelas iguais, de valor “P”, ao final do segundo e quarto anos de obra.
Os seus desembolsos estão previstos para ocorrerem de acordo com a tabela a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Mostram-se a seguir os fatores de desconto a serem aplicados aos gastos e recebimentos, considerando-se uma taxa interna de retorno “i” (TIR) de 8% para o empreendedor.
Imagem associada para resolução da questão

Para que o empreendedor obtenha de fato esse valor de TIR, cada pagamento P a ser realizado deve ser de:
A Figura a seguir mostra o fluxo de caixa de uma obra, desde o início de sua contratação (primeiro ano), até o seu encerramento, com um pagamento ao final do terceiro ano. A unidade “M” indica milhões de reais.


Imagem associada para resolução da questão



Considerando uma taxa de retorno de 11% ao ano e fazendo a aproximação 1/1+0,11 ≈ 0,9, o valor presente líquido desse fluxo de caixa, em módulo, vale aproximadamente:
Sobre o Gráfico de Gantt, assinale a alternativa INCORRETA:
O índice BDI na Construção Civil – do Inglês Budget Difference Income ou Benefícios e Despesas Indiretas. Definido como um elemento orçamentário que ajuda o profissional responsável pelos orçamentos da Construção Civil a compor o preço de venda adequado levando em conta os custos indiretos (os não relacionados a materiais, mão-de-obra, etc).
São considerados elementos necessários para o cálculo do BDI:
I. Administração Central (AC) é a despesas com a estrutura administrativa da empresa, como aluguel, recursos humanos, serviços de telecomunicações etc.
II. Custo Financeiro (CF) é uma estimativa do quanto o capital investido na obra renderia caso estivesse aplicado no mercado financeiro (uma das referências usadas neste caso é o rendimento do CDB).
III. Seguros (S) é o percentual (cerca de 0,6%) sobre o total da obra, que deve ser reservado como seguro básico.
IV. Garantias (G) é a taxa de caução, seguro garantia, fiança bancária ou títulos da dívida pública.
V. Margem de Incerteza (MI) representa custos com imprevistos não cobertos por seguros.
VI. Tributos Municipais (TM) taxa relativa ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e outros tributos municipais.
VII. Tributos Estaduais (TE) compreende o percentual dos tributos estaduais, como o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), quando houver.
VIII. Tributos Federais (TF) entram as contribuições para os Programas de Integração Social (PIS) e para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), por exemplo.
IX. Margem Bruta de Contribuição (MBC) é a lucratividade prevista para o projeto.
Estão CORRETAS:
No cálculo do BDI em um orçamento de obras, o item que está no denominador da fórmula é: