Filtrar


Questões por página:

Segundo Heloísa Bellotto, se o arquivo permanente visa a atender ao pesquisador, pode parecer paradoxal que o arranjo seja baseado na configuração administrativa. Para a autora, o uso de critério temático, nesse processo,

A necessidade de reduzir erros, no arquivamento de grande volume documental que utiliza o número como elemento principal, orientou o surgimento do método dígito terminal, em que os documentos são numerados sequencialmente, e os números dispostos em três grupos de dois dígitos cada um (grupos: primário, secundário e terciário). Nesse método, os dossiês com os números (1) 034899, (2) 306218, (3) 482920, (4) 557718 e (5) 513120 ficam organizados na ordem
O Banco Sudeste Brasil necessitava urgentemente organizar as pastas funcionais, que se encontravam localizadas no Departamento de Pessoal. Dentre as formas de arquivamento, optou pelo método alfabético. O arquivamento das pastas dos funcionários: (1) Ana Barbosa Pereira, (2) Gustavo Guimarães Alves Neto, (3) Helena Campos de Lima, (4) Professor Marcos Abreu Silva, (5) Lucas Villa-Lobos, seguindo as regras de alfabetação, deve ser na ordem:
A ordenação corresponde à disposição dos documentos em pastas e destas dentro de arquivos. A escolha da forma de ordenação depende muito da natureza dos documentos. São métodos básicos de ordenação, EXCETO:
Em relação à gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.

A ordenação é uma operação física que consiste em colocar o documento no local determinado pelo código ou pelo plano de classificação.