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Concurso:
IFB
Disciplina:
Engenharia de Software
Avalie as afirmativas abaixo sobre projeto de Software. I) No contexto do desenvolvimento de software orientado a objetos, um componente é formado por uma única classe. II) A especificação de um componente requer a definição de todas as interfaces necessárias para que este se comunique com outras classes do projeto. III) Os componentes especificados em uma arquitetura podem ser detalhados tendo como base sua classe de análise correspondente. IV) O princípio da substituição de Liskov sugere que um componente que usa uma classe base deve funcionar apropriadamente, caso esta seja substituída por sua superclasse. V) O princípio da inversão de dependência sugere que um componente não deve depender de classes concretas mas sim de abstrações, como Interfaces. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas acima que estão CORRETAS.
Concurso:
CISCOPAR
Disciplina:
Engenharia de Software
Imagine a seguinte situação hipotética:
Um restaurante está passando por uma expansão de seus negócios e o proprietário aproveitou a oportunidade para melhorar o sistema informatizado, que era limitado e não atendia a todos os requisitos do negócio, e o(a) contratou para esta atividade. No desenvolvimento, foi observado que todo o acesso aos dados contidos nos objetos é realizado por métodos, e que não é preciso conhecer os detalhes internos dessas operações para utilizar as suas saídas no aprimoramento do software. Que conceito de orientação a objetos está descrito na situação hipotética acima? Assinale a alternativa CORRETA.
Um restaurante está passando por uma expansão de seus negócios e o proprietário aproveitou a oportunidade para melhorar o sistema informatizado, que era limitado e não atendia a todos os requisitos do negócio, e o(a) contratou para esta atividade. No desenvolvimento, foi observado que todo o acesso aos dados contidos nos objetos é realizado por métodos, e que não é preciso conhecer os detalhes internos dessas operações para utilizar as suas saídas no aprimoramento do software. Que conceito de orientação a objetos está descrito na situação hipotética acima? Assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Engenharia de Software
Na orientação objeto existe basicamente três modos de visibilidade. São eles:
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Engenharia de Software
Em relação à orientação objetos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I Um método pode receber ou não parâmetros e pode retornar valores. II Uma classe sempre deve possuir atributos e métodos. III O polimorfismo trabalha com a redeclaração de métodos previamente herdados por uma classe.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
I Um método pode receber ou não parâmetros e pode retornar valores. II Uma classe sempre deve possuir atributos e métodos. III O polimorfismo trabalha com a redeclaração de métodos previamente herdados por uma classe.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
Concurso:
Prefeitura de Dourados - MS
Disciplina:
Engenharia de Software
Apresenta-se a seguinte definição técnica:
“princípio a partir do qual as classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas”.
Diante do exposto, assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente essa definição.
“princípio a partir do qual as classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas”.
Diante do exposto, assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente essa definição.