Filtrar


Questões por página:
O esporte é um dos diversos conteúdos que a Educação Física escolar deve tematizar. Nesse sentido, Assis (2010) defende que, para modificar o esporte, é necessário enxergá-lo como instituição social que:
Ao pensar em um currículo de Educação Física escolar adequado ao tempo pedagogicamente necessário para a assimilação dos conhecimentos, considerando a ginástica enquanto objeto de estudo, Soares et al. (2012) sugerem as formas ginásticas que impliquem conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginástica artística, da ginástica rítmica desportiva ou de outras ginásticas para o ciclo de escolarização nomeado:
A Unidade Temática Danças da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física do Ensino Fundamental abriga as danças do Brasil e do mundo enquanto objetos de conhecimento. Procurando dialogar com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, de 2018, que, entre suas ações, busca “favorecer a valorização das expressões culturais regionais e locais pelos projetos político-pedagógicos das escolas” (p.21), pode ser entendida enquanto objeto de tematização dentro da referida Unidade Temática o Maracatu. Para Furtado e Fortaleza (2023), considerado patrimônio imaterial pela prefeitura de Fortaleza através do Decreto nº 13.769 de 2016, o Maracatu trata-se de uma celebração de origem afro-brasileira que consiste em:
Na Unidade Temática Esportes, o professor do 9º ano do Ensino Fundamental, orientado pela abordagem Crítico Superadora (Coletivo de Autores,2012), deve trabalhar o gesto técnico da prática esportiva da seguinte maneira:
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física do Ensino Fundamental a Unidade Temática Brincadeiras e Jogos explora as práticas que não possuem um conjunto estável de regras e, ainda que possam ser reconhecidos jogos similares em diferentes épocas e partes do mundo, esses são recriados, constantemente, pelos diversos grupos culturais. No documento, a referida Unidade Temática é organizada conforme a ocorrência social dessas práticas corporais, partindo das esferas sociais mais familiares (localidade e região) às menos familiares (esferas nacional e mundial). Dessa forma, são sugeridos enquanto objetos de conhecimento para as turmas de 3º ao 5º do Ensino Fundamental: