Filtrar


Questões por página:
Desde a Antiguidade até os dias de hoje, a origem da vida é um tema que gera muitas discussões. Desde interpretações como a geração espontânea de Aristóteles (382a.C.- 322a.C.) até a reprodução como entendemos hoje. Sobre as hipóteses da origem da vida, analise as afirmativas a seguir.
I. A biogênese é a hipótese cujos argumentos são a favor da origem dos seres vivos a partir de outros já existentes. A abiogênese é a hipótese da geração espontânea. II. Pasteur era adepto da hipótese da biogênese. III. O principal experimento de Pasteur utilizou soluções nutritivas fervidas em balões de vidro com três formatos de pescoço distintos, sendo o mais famoso o balão com pescoço de cisne (em forma de S). IV. Os estromatólitos são os fósseis mais antigos encontrados até o momento, com cerca de 3,8 bilhões de anos.

Estão corretas as afirmativas:
A teoria da seleção natural considera que alguns indivíduos da população tendem a contribuir com uma descendência maior para a próxima geração do que outros. Considera também que o ambiente influencia na taxa de sobrevivência dos indivíduos de uma espécie. Atualmente essa ideia pode ser sustentada por algumas descobertas científicas. Assinale a alternativa que contém uma informação que não é sustentada pela Teoria da Seleção Natural.
Existem diferentes teorias sobre a origem e a evolução das espécies. Sobre elas, é correto afirmar:
“Há menos vida do que discursos sobre a vida, de um modo geral. Tivéssemos nós a mais remota ideia da definição da vida, os mais calmos dentre nós seriam lunáticos!” (Emily Dickinson.)
Ao longo de toda a história, diversas teorias foram propostas como forma de explicar a origem da vida. Nesse sentido, assinale a afirmativa INCORRETA.
Margalef, em seu artigo sobre sucessão e evolução, afirma que “a sucessão é um fenômeno fundamental em ecologia, também para entender como funciona o marco ecológico de toda evolução”
(MARGALEF, R. Sucesión y evolución: suproyeccion biogeográfica. Paleontologia y Evolución, v.20, p.7-26,1986).

Se forem comparadas, ao logo da sucessão ecológica, as espécies de sucessão inicial com as espécies tardias, está correto afirmar que as primeiras apresentam: