Filtrar


Questões por página:

A figura a seguir mostra uma hipótese filogenética para os primatas. Ela está baseada em evidências de muitos genes, morfologia e fósseis.


Imagem associada para resolução da questão


Com relação à evolução dos primatas e à filogenia apresentada, analise as afirmativas a seguir.


I. Quando comparados os genomas, verifica-se maior semelhança genética entre chimpanzés e seres humanos do que entre chimpanzés e gorilas.

II. O clado formado por macacos do Novo e do Velho Mundo, é considerado monofilético, enquanto o clado dos Hominoides é parafilético.

III. O surgimento dos primeiros hominoides, os orangotangos, deu-se entre 10 e 20 milhões de anos atrás. Os seres humanos são os hominoides mais recentes, tendo surgido há cerca de 6 milhões de anos.


Está correto o que se afirma em

“Com foco nas mudanças evolutivas em populações, podemos definir a evolução em sua menor escala, chamada de microevolução, como mudanças nas frequências alélicas em uma população ao longo de gerações.” (Reece et al,2015)
Considerando uma situação hipotética em que um incêndio florestal provoque a morte de grande número de indivíduos de uma população, essa catástrofe pode vir a ocasionar perda de variabilidade genética e, nesse caso, a frequência dos alelos pertencentes ao conjunto gênico da população atingida pode se alterar. Isso caracterizaria, segundo a definição citada, uma população em processo de evolução.
O exemplo acima descreve um fator evolutivo conhecido como

Com relação aos mecanismos responsáveis pelo isolamento reprodutivo no processo de especiação, analise as afirmativas a seguir:

I. A inviabilidade do híbrido ocorre quando o indivíduo não é capaz de produzir gametas funcionais, sendo esse um mecanismo pré-zigótico.

II. O isolamento mecânico é um mecanismo pré-zigótico.

III. No isolamento gamético, a fecundação não ocorre por não há compatibilidade entre os gametas.

Está correto o que se afirma em

Observe a árvore filogenética a seguir, que mostra a provável história evolutiva entre as espécies I, II, III e IV.


Imagem associada para resolução da questão



A análise da árvore permite concluir que a espécie II possui maior grau de semelhança genética com

Dos cinco reinos previamente reconhecidos pelos taxonomistas, a maioria dos biólogos continua a reconhecer Plantae, Fungi e Animalia, mas não Monera e Protista. No entanto, por motivos diversos, a classificação dos seres vivos em cinco reinos continua sendo amplamente adotada nos livros de biologia do Ensino Médio. Segundo essa classificação, o reino que inclui apenas organismos que contêm organelas resultantes de endossimbioses de uma proteobactéria e uma cianobactéria ancestrais é o