Questões de Concurso
Filtrar
1.503 Questões de concurso encontradas
Página 254 de 301
Questões por página:
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia.
A economia brasileira entrou na crise internacional em melhores condições do que(1) no passado, mas a exportação caiu, a atividade recuou desde o(2) fim de 2008 e o desemprego tem(3) crescido. As primeiras tentativas de reativar a economia por meio de facilidades fiscais deram resultado modesto, mas já(4) afetaram a arrecadação tributária. Além disso, o manejo da política orçamentária foi limitado pelo aumento de gastos com pessoal. É preciso continuar usando os estímulos fiscais, mas com melhor planejamento e com mais esforço de contensão(5) das despesas improdutivas.
(O Estado de S. Paulo, 3/3/2009)
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical inserido na transcrição do texto.
Juros altos, pobreza de planejamento financeiro e facilidade excessiva para obter crédito levam ao superendividamento do consumidor, conforme(1) pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Avaliação semelhante fez o Fundo Monetário Internacional (FMI), em julho, em contraste com(2) o otimismo do Banco Central (BC). O presidente do BC defende os estímulos da Fazenda ao crédito e ao consumo para ajudar a empurrar a atividade econômica.
As dívidas comprometem, em média, 42% da renda familiar — muito além dos 30% considerados pela Proteste como limite. O levantamento, baseado em entrevistas com 200 famílias de São Paulo e do Rio, constataram(3) que na classe C o endividamento está acima(4) da média e compromete 46,2% da renda familiar. Em média, cada pesquisado tem três dívidas diferentes. E pelo menos uma é no cartão de crédito, cujos(5) juros são exorbitantes, da ordem de 238% ao ano. Muitos devedores declaram não ter condições de pagar as faturas no vencimento.
(Adaptado de O Estado de S. Paulo, 19/8/2012)