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Considere os elementos sublinhados em cada uma das proposições seguintes.
I. "Fotossíntese pode estar falhando".
II. "Em meio às mudanças climáticas".
III. "a água captada".
IV. "o maquinário fotossintético".
Podemos afirmar que foram acentuadas em função da mesma norma gramatical os vocábulos:
"A busca por uma matriz energética mais limpa e eficiente TEM/TÊM sido uma prioridade para o Brasil, e o gás natural se apresenta como um aliado estratégico nesse caminho. [...]
O gás natural possui características que o TORNA/TORNAM fundamental para a transição energética: menor emissão de gases de efeito estufa em comparação com outras fontes fósseis, disponibilidade em abundância e capacidade de complementar fontes renováveis, como a energia solar e eólica, que ainda SOFRE/SOFREM com intermitência. [...]"
Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/opiniao/2024/11/o-papel-estrategico-do-gas-natural-na-transicao-energetica-do-brasil.html. Acesso em: 20 nov.2024. Adaptado.
Com base no texto Os dois "multis" dos multiletramentos, bem como nos conhecimentos acerca das reflexões sobre alfabetização, letramento e multiletramentos, analise as informações a seguir:
I. Cada vez mais os modos grafocêntricos de significado podem ser complementados ou substituídos por outra forma de cruzar o tempo e a distância, como gravações e transmissões orais, visuais, auditivas, gestuais e outros padrões de significado. Assim, é correto afirmar que uma pedagogia voltada ao ensino de leitura e escrita precisa ir além da comunicação alfabética, incorporando, assim, a essas habilidades tradicionais as comunicações multimodais, particularmente aquelas típicas das novas mídias digitais.
Il. O texto justifica inicialmente o multiletramento pela variabilidade de convenções de significado em diferentes situações culturais, sociais ou de domínio específico. Sendo assim, o processo de alfabetização tradicional aproxima-se dessa variabilidade, pois é caracterizado pelo foco na relação fonema-grafema, na qual o ato de escrever se constitui em tradução dos sons da fala para as imagens simbólicas da escrita, e o ato de ler, em decodificação dos significados das palavras escritas.
Marque a alternativa CORRETA: