Filtrar


Questões por página:
Analise as alternativas e assinale a incorreta. Nos casos de fraturas de fêmur em idosos, entre os fatores que podem interferir na reabilitação estão:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A técnica de deslizamento da cápsula inferior do ombro para mobilização articular consiste em prender o braço do paciente, posicionando seu antebraço entre o braço e o corpo do fisioterapeuta. A mão caudal do fisioterapeuta fica na região próxima ao cotovelo do paciente, enquanto a mão cefálica estabiliza a escápula, realizando-se a mobilização da cabeça do úmero inferiormente. Essa manobra é utilizada quando há comprometimento no plano sagital da articulação (flexão e abdução de ombro).

II. Do ponto de vista biomecânico, o momento de força e a velocidade do movimento articular gerados pela contração de um músculo não possuem qualquer relação ou dependência com a distância perpendicular medida entre o ponto de inserção do músculo e o eixo de rotação da articulação onde aquele músculo atua.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. No âmbito da saúde do idoso, a fisioterapia tem como objetivo geral permitir que o idoso mantenha uma boa qualidade de vida dentro das limitações que a patologia ou a idade lhe impõe. Dessa forma, espera-se que o idoso realize suas atividades cotidianas apenas com a ajuda de cuidadores e familiares.

II. O exercício terapêutico é o único recurso de cura e reabilitação do ombro após uma fratura exposta. Assim, diante de uma situação de urgência, ou mesmo em caso de um acidente grave, o fisioterapeuta é o profissional que deve assumir a responsabilidade de atendimento pré-hospitalar do paciente ferido.


Marque a alternativa CORRETA:

A característica dessa patologia é o aumento da reabsorção óssea mediada por osteoclastos, com imediata formação óssea que conduz à produção de um osso maior em tamanho, menos compacto, mais vascularizado e mais suscetível a deformidades ou fraturas do que um osso normal. Os sinais e sintomas clínicos variam de um paciente para outro, dependendo do número e da localização das áreas afetadas, bem como da rapidez com que se dá o turnover do osso anormal. Quando há suspeita da doença, a avaliação diagnóstica deve ser cuidadosa, iniciando-se com detalhada história clínica e exame físico e sendo complementada com testes laboratoriais e radiológicos. A terapia específica contra a doença consiste em agentes com a capacidade de inibir a atividade dos osteoclastos. Diante do exposto, assinale a alternativa correta sobre qual patologia estamos nos referindo.
O crescimento ósseo, a remodelação e a consolidação de fraturas dependem de diversas alternativas metabólicas e endócrinas e hormonais. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Insulina: produzida no pâncreas; estimula o crescimento ósseo normal, aumentando a síntese de proteínas ósseas. ( ) Vitamina C: não é necessária na síntese de colágeno, nem é a principal proteína do osso, sua redução leva a um aumento do colágeno. ( ) Vitamina D: forma ativa (Calcitriol) é produzida pelos rins, ajuda a formar o osso e aumenta a absorção de cálcio pelo trato gastrointestinal e sangue. ( ) Calcitonina C: produzida no pâncreas, inibe a reabsorção óssea pelos osteoclastos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.