Filtrar


Questões por página:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), reabilitação significa um conjunto de medidas para promover a funcionalidade das pessoas com deficiências em seu ambiente. O princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) que considera a integração das práticas de promoção à saúde, o controle de agravos, assim como o tratamento e a reabilitação dos indivíduos, é o da:
Um paciente de 36 anos, previamente hígido, trabalhador da construção civil, comparece ao consultório com queixa de lombalgia bilateral há 2 semanas. De início insidioso, a dor piora ao movimentar-se, melhora parcialmente com uso de dipirona, intermitente, em peso, de média intensidade, sem irradiação. O paciente nega outros sinais e sintomas associados. Ao exame físico, o médico encontra dor na musculatura paravertebral lombar bilateral, com hipertrofia. Teste de Lasègue, Bragard e Neri negativos.

A conduta do médico assistente deve ser:
A cifoescoliose é um distúrbio da coluna vertebral comum que afeta aproximadamente 1 em mil indivíduos, cerca de 1 em 10 mil dos quais tem uma deformidade grave da coluna vertebral. Indivíduos com cifoescoliose leve têm evolução geral benigna. Pacientes com deformidades moderadas ou graves correm maior risco de desenvolver complicações respiratórias. Ângulos de Cobb superiores a _______ podem estar associados a insuficiência respiratória.
Assinale a alternativa CORRETA que preenche a lacuna acima.
O ombro doloroso é uma das queixas ortopédicas mais frequentes de pacientes que procuram serviços fisioterapêuticos, ficando atrás apenas da lombalgia. É caracterizado por um conjunto de patologias que possuem como sintoma a dor constante e incapacitante na articulação do ombro. A etiologia pode ser variada, no entanto alguns fatores podem predispor ao aparecimento das dores.
Leia as alternativas a seguir e responda a correta:
I - O ombro faz parte da cintura escapular e interliga o membro superior ao esqueleto axial através de seu complexo articular. É formado principalmente pela articulação glenoumeral, composta pelo úmero e pela cavidade glenoide da escápula. Esta articulação possui pouco contato ósseo, pois a cavidade glenóide é rasa em comparação ao tamanho da cabeça do úmero. Isto posto esta articulação possui muita mobilidade e consequentemente torna-se pouco estável. II - A estabilidade desta articulação se dá principalmente pelos músculos do manguito rotador (supraespinal, subescapular, redondo menor e infraespinal), pela cápsula articular, tendões e seus ligamentos. III - Os principais sintomas são a dor ao realizar movimentos de elevação do braço acima da cabeça, dor ao se deitar sobre o ombro e limitação funcional da articulação. A dor pode muitas vezes irradiar para outras estruturas da parte superior do corpo, como o tórax, braços e costas, confundindo o paciente a respeito da origem do problema. IV - O diagnóstico é clínico, no exame físico o paciente pode apresentar dor à palpação da articulação glenoumeral e ao realizar testes específicos, como o teste de Jobe e sinal de Neer. V - O tratamento inicialmente é conservador e, a depender da evolução do paciente a intervenção cirúrgica pode ser indicada; Diversas técnicas podem ser utilizadas para o tratamento dos pacientes, sendo que a escolha delas irá depender da patologia inicial responsável pela síndrome e da fase em que ela se encontra.
As síndromes articulares e periarticulares são muito frequentes na prática clínica. Algumas manobras no exame físico osteoarticular são importantes para o diagnóstico clínico dessas condições. Assinale a alternativa que associa corretamente a manobra à indicação clínica.