Questões de Concurso
Filtrar
661 Questões de concurso encontradas
Página 25 de 133
Questões por página:
O joelho é uma articulação de flexoextensão que possui quatro ligamentos estabilizadores e dois meniscos. Sobre as lesões ligamentares do joelho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A lesão do ligamento cruzado anterior ocorre por movimento súbito de rotação externa do fêmur com pé fixo no chão. Cursa com dor e edema tardio, às vezes, hemartrose.
( ) A lesão do ligamento colateral medial é a lesão ligamentar mais comum do joelho, ocorrendo por trauma na face lateral. Durante o teste de estresse em valgo, há dor na face medial do joelho.
( ) O menisco mais lesado é o lateral. Há dor e edema significativo em 24 horas, com melhora gradual. Pode surgir a síndrome do joelho bloqueado em semiflexão pela interposição de fragmento meniscal na articulação.
( ) A lesão do ligamento colateral lateral é a lesão ligamentar mais rara do joelho. Cursa com dor na face lateral do joelho e durante o teste de estresse em valgo.
A sequência está correta em
A fratura exposta ocorre quando o foco de fratura tem uma comunicação com o meio ambiente. São classificadas de I a III de acordo com Gustillo-Anderson. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. O desbridamento da ferida deve ser feito em 4-6 horas. A antibioticoterapia deve cobrir, pelo menos, S. aureus. A profilaxia antitetânica deve ser avaliada e a fixação da ferida providenciada.
II. Uma fratura óssea simples, com baixa contaminação e menor que 1 cm, classifica-se como classe I de Gustillo-Anderson.
III. Uma ferida de 4 cm, com contaminação moderada, é tida como classe II de Gustillo-Anderson. Geralmente, o fechamento é primário.
IV. Fraturas em ambiente rural e por projétil de arma de fogo são classificadas como grau III, independente do tamanho.
Estão corretas as afirmativas
O paciente pediátrico que se apresenta ao pronto-socorro com história de trauma na região do joelho deve ser cuidadosamente avaliado para deformidades traumáticas ou constitucionais, história de lesões ou alterações prévias, lesões de partes moles e neurovasculares, presença de hemartrose e incapacidade funcional. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na presença de hemartrose pós-traumática no joelho diante de radiografias normais, há grande suspeição de lesões ligamentares ou fraturas subcondrais.
( ) O lado do joelho que recebe a carga causadora da fratura é o que normalmente apresenta a linha de fratura metafisária. O lado oposto é submetido à tração, o que leva à abertura da fise com avulsão do periósteo que pode se interpor na abertura pelo efeito de vácuo no momento do trauma.
( ) Fraturas sem desvio devem ser tratadas conservadoramente com imobilização por gesso inguino-podálico ou pelvipodálico por 12 a 16 semanas com o joelho em 30 a 45 graus de flexão.
A sequência está correta em