Filtrar


Questões por página:

Um feixe de luz monocromática sai de um ponto A, distante quinze metros de um aquário feito de vidro (n = 1,5). O aquário tem uma parede com espessura de cinco centímetros e está cheio de água (n =4/3). A largura interna do aquário é um metro, conforme mostrado na Figura 3. Considerando que a luz incide perpendicularmente em todas as superfícies, assinale a alternativa que corresponde ao tempo que a luz leva para atingir o ponto B, na superfície externa do aquário (considerar c = 3 • 108 m/s).

Figura 3: Vista superior da trajetória do feixe de luz

Objetos e imagens podem ser direitos ou invertidos. Direito, nesse caso, é antônimo de invertido na concepção de inverso ou contrário, temos espelhos que só fornece imagens virtuais e há certo tipo de espelho que pode fornecer imagens reais ou virtuais dependendo a posição do objeto colocado sobre o eixo principal. Um objeto real, direito, de 2 cm de altura, está localizado no eixo principal de um espelho esférico côncavo de R = 40 cm. Qual a posição e a altura da imagem quando esse objeto estiver a uma distância de 50 cm do vértice do espelho. Observação. “Lembre-se que o sinal negativo indica que a imagem é invertida”. Chamamos espelho esférico qualquer calota esférica que seja polida e possua alto poder de reflexão.
O verbo conjugar, “unir ou ligar” ele é utilizado para relacionar objetos e imagem de um sistema óptico. Qualquer outro verbo é inadequado. A imagem não é produzida, fornecida, criada, gerada pelo espelho. E o espelho conjuga um com o outro. Certo objeto é colocado entre dois espelhos planos sabendo que esses formam entre si um ângulo de 120, obtendo certo número de imagens desse objeto. O número de imagens é de:


Quanto menos for o ângulo entre os espelhos, maior é o número de imagens obtidas.
Dadas as afirmativas relacionadas com a natureza da luz e suas características de propagação, I. No processo de polarização por reflexão numa interface arvidro, a luz natural será totalmente polarizada, com o vetor campo elétrico perpendicular ao plano de incidência, desde que o ângulo de incidência seja igual ao ângulo de Brewster. II. Um feixe luminoso está sujeito ao fenômeno da reflexão interna total quando incide sobre a superfície de separação de um meio com índice de refração menor para outro com índice de refração maior. III. A luz branca será decomposta em suas componentes monocromáticas quando atravessar uma interface ar-vidro, tendo a componente vermelha o ângulo de refração maior do que a componente azul. IV. O princípio de Huygens é um método de análise da óptica geométrica que é usado para explicar o comportamento da luz, como a reflexão e a refração, ao se propagar em diversos meios.
verifica-se que estão corretas apenas
Quando um experimento de difração de luz em uma fenda é montado em laboratório, as posições relativas da fonte de luz, do obstáculo e do anteparo são importantes na definição do tipo de abordagem a ser empregada na análise das medidas, por exemplo, se é mais pertinente utilizar a difração de Fresnel ou a difração de Fraunhofer. Quando a abordagem da difração de Fresnel é a mais adequada, significa que os raios que emanam da fenda