Filtrar


Questões por página:
Mulher de 45 anos relata que acordou ontem com uma vertigem rotatória (sensação de que o ambiente girava) de início súbito e muito forte, que se mantém contínua desde então. O sintoma piora drasticamente com qualquer movimento da cabeça, forçando-a a permanecer deitada e imóvel. O quadro veio acompanhado de náuseas intensas, vômitos e um desequilíbrio acentuado, sendo incapaz de andar sem ajuda. Nega perda de audição, zumbido, dor de cabeça, febre ou qualquer outro sintoma neurológico. Refere um episódio de resfriado há duas semanas. Ao exame físico: prefere manter os olhos fechados, mas há nistagmo espontâneo horizontal batendo para a direita; teste de Romberg positivo (queda para a esquerda); marcha impossível de ser realizada sem apoio; pares cranianos, força e sensibilidade normais; otoscopia sem alteração.

Considerando a principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar:
Em relação aos achados do exame físico e semiológicos na avaliação clínica de um paciente adulto com suspeita de laringite aguda, assinale a alternativa correta:
Resulta de colapso persistente da Tuba Auditiva (TA) como resultado do aumento da complacência da tuba e/ou mecanismo de abertura anormal da TA. Este tipo de obstrução é comum em crianças, devido ao suporte cartilaginoso ser menos desenvolvido que nos adultos. Sobre as disfunções tubárias implicadas na gênese da otite média, o excerto discorre sobre a obstrução
Para um paciente de 34 anos, com diagnóstico de faringite estreptocócica, o médico clínico decide prescrever uma cefalosporina de 1ª geração, por 7 dias. O fármaco eleito foi
São achados observados na paralisia facial quando a lesão ocorre entre o gânglio geniculado e a origem do nervo estapédio: