Filtrar


Questões por página:
Os coronavírus são agentes infecciosos classificados como nível de biossegurança 2 (NB2). Seu diagnóstico é realizado em laboratórios NB2, equipados com cabine de segurança Classe II e profissionais treinados. Segundo a OMS, em 19 de março de 2020, dentre as orientações de biossegurança laboratorial para COVID-19, estão:
I. Ao manipular e processar amostras, incluindo sangue para exames sorológicos, devem-se seguir as práticas e procedimentos laboratoriais que são básicos para as boas práticas e procedimentos para laboratórios de microbiologia.
II. Todos os procedimentos técnicos devem ser realizados de modo a minimizar a geração de aerossóis e gotículas.
III. A manipulação e o processamento de amostras de casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo COVID-19 enviadas para exames laboratoriais adicionais, como hemograma e gasometria, devem cumprir as diretrizes locais de processamento de material potencialmente infeccioso.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia _epidemiologica_emergencia_saude_publica_importancia_ nacional_doenca_coranvirus.pdf
É correto o que se afirma em:
Com relação aos critérios laboratoriais usados para confirmar casos de Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) relacionados a vírus respiratórios, como SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), assinale a alternativa que corresponde a um método utilizado para a confirmação desses casos.
Com relação aos macrolídeos no tratamento da Coqueluche, a resistência é rara, não devendo nos dias de hoje ser ainda motivo de preocupação. Pacientes menores de 6 meses que utilizaram macrolídeo no tratamento devem ser observados durante 30 dias, pelo risco de desenvolver:
A Fase catarral da coqueluche tem duração de 7 a 14 dias, cursa com rinorreia, lacrimejamento e febre baixa. No final desta fase inicia a:

Um paciente do sexo masculino,28 anos de idade, vai a uma consulta na unidade básica de saúde relatando lesões cutaneomucosas com roséolas, madarose e linfadenopatia, múltiplas parcerias sexuais, sem diagnóstico de infecção anterior. O enfermeiro da unidade realiza um teste rápido para sífilis que resultou em positivo.

Sobre este caso, assinale a alternativa CORRETA.