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Diariamente, as escolas brasileiras encaminham alunos para serviços especializados de saúde, com destaque para o atendimento psicológico. As queixas em relação a tais crianças, embora variadas, possuem um padrão comum: as relativas à aprendizagem e ao comportamento. A crescente patologização da infância em processo escolar tem sido foco de preocupação da Psicologia, em especial com o aumento de diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em crianças escolarizadas.
A partir de uma perspectiva da análise institucional, uma intervenção nos processos de ensino-aprendizagem precisa
A partir de uma perspectiva da análise institucional, uma intervenção nos processos de ensino-aprendizagem precisa
Há um transtorno que é abordado na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, a CID-10, mas que não apresenta correspondência no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o DSM-5.
Trata-se do Transtorno
Trata-se do Transtorno
Um músico procura acompanhamento psicológico relatando sofrer de muita ansiedade ao se apresentar em público. Costuma beber antes das apresentações para evitar o que chama de “pensamentos negativos”. Tais pensamentos são relativos à sua pouca habilidade com o instrumento, às possibilidades de esquecer os acordes ou de errar o tempo das músicas. Tem declinado contratos nos últimos dois anos por conta dessa situação e tem faltado aos compromissos que assume. Quando comparece, narra ter medo muito intenso de sujar seu nome como músico, já que teme falhar em sua apresentação, embora não tenha dificuldade em comparecer a festas ou a eventos.
Considerando-se os critérios diagnósticos do DSM-5, o músico deverá receber o diagnóstico de
Considerando-se os critérios diagnósticos do DSM-5, o músico deverá receber o diagnóstico de
Paciente homem,25 anos, nunca apresentou episódios maníacos, hipomaníacos, ou ciclotimia; não possui nenhum transtorno do espectro da esquizofrenia nem qualquer transtorno psicótico; não se enquadra em condição médica que pudesse explicar seus sintomas nem utiliza substância que possa justificá-los. Nesse contexto, descreve que nos últimos cinco anos não se lembra de nenhum período em que não tivesse experimentado humor deprimido, apetite exacerbado, hipersonia, fadiga e concentração pobre. Diz que tal condição lhe traz muito sofrimento e dificuldade no trabalho e nas relações afetivas.
De acordo com os critérios diagnósticos propostos pelo DSM-V, tal pessoa apresenta um quadro de
De acordo com os critérios diagnósticos propostos pelo DSM-V, tal pessoa apresenta um quadro de
Concurso:
Prefeitura de Joaçaba - SC
Disciplina:
Psicologia
Transtornos de aprendizagem e comportamento são condições que afetam a capacidade de uma pessoa aprender, interagir socialmente e regular seu comportamento de maneira adequada. Identificar e compreender esses transtornos é fundamental para uma intervenção educacional eficaz. Associe o transtorno às suas respectivas características.
I. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
II. ( ) Dislexia
III. ( ) Transtorno do Espectro Autista (TEA)
IV. ( ) Transtorno de Conduta
a. Dificuldade na compreensão da linguagem escrita, dificuldade em decodificar palavras e problemas de fluência na leitura.
b. Dificuldades em manter a atenção, agitação e impulsividade, interferindo na concentração e no desempenho acadêmico.
c. Dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões restritos e repetitivos de comportamento.
d. Padrões persistentes de comportamento agressivo, desafiador e desrespeitoso com normas sociais e autoridades escolares.
Assinale a correspondência correta.
I. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
II. ( ) Dislexia
III. ( ) Transtorno do Espectro Autista (TEA)
IV. ( ) Transtorno de Conduta
a. Dificuldade na compreensão da linguagem escrita, dificuldade em decodificar palavras e problemas de fluência na leitura.
b. Dificuldades em manter a atenção, agitação e impulsividade, interferindo na concentração e no desempenho acadêmico.
c. Dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões restritos e repetitivos de comportamento.
d. Padrões persistentes de comportamento agressivo, desafiador e desrespeitoso com normas sociais e autoridades escolares.
Assinale a correspondência correta.