Filtrar


Questões por página:
Uma aplicação Java deve oferecer suporte para que os serviços disponibilizados por objetos que consomem muitos recursos possam ser requisitados, indiretamente, pelas demais classes (clientes) dessa aplicação. As soluções para esse problema de design devem impedir que esses objetos sejam diretamente referenciados pelos clientes, pois eles só devem ser instanciados quando seus serviços forem realmente solicitados. A solução que a equipe de desenvolvimento propôs irá fornecer substitutos para esses objetos reais, de modo a controlar o acesso a eles. As classes dos objetos reais e dos objetos substitutos devem implementar uma mesma interface. Dessa forma, os substitutos servirão de representantes dos objetos reais. Eles receberão requisições dos clientes e as delegarão aos objetos reais. A solução proposta pela equipe de desenvolvimento foi baseada no padrão de projeto

Julgue o item subsequente, referente a Domain Driven Design e a Design Patterns.


O padrão chain of responsibility desacopla o emissor do receptor, fazendo passar a solicitação por uma cadeia de receptores potenciais, ou seja, ele procura evitar o acoplamento do remetente de uma solicitação.

Julgue o item subsequente, referente a Domain Driven Design e a Design Patterns.


O padrão observer separa o display do estado de um objeto a partir do objeto em si e, sempre que houver mudança no estado do objeto, permite atualizar e refletir a mudança em todos os displays.

“Um padrão de projeto corresponde a um esboço de uma solução reusável para um problema comumente encontrado em um contexto particular.” Diversos padrões são conhecidos, sendo que três categorias foram definidas pela equipe GoF (Gang of Four – por serem quatro autores, que são Eric Gamma e seus colaboradores (GAMMA et al,2000)), a saber: criacionais, estruturais e comportamentais. Um desses padrões “pode ser utilizado para solucionar o problema de representar uma hierarquia de composição recursiva entre entidades”. Assinale-o.

Em aplicações para web orientadas a objeto, há um design pattern muito utilizado, (relacionado à arquitetura de sistemas) que possui um componente que:


− Define o comportamento da aplicação.

− Mapeia ações do usuário para classes que cuidam do acesso aos dados.

− Seleciona páginas web para entregar resultados vindos das classes de acesso aos dados.


O componente citado no texto acima é o