Filtrar
6 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 2
Questões por página:
A Teoria Queer surgiu nos Estados Unidos com a proposta de mudança de foco dos estudos sobre identidade de gênero e de sexo que caracterizavam até então a maioria dos empreendimentos no campo da sociologia e das ciências humanas em geral.
Nesse contexto de discussão, Judith Butler é uma referência teórica importante, segundo a qual:
É conhecida a polêmica ocorrida há alguns anos que envolveu o posicionamento ético do Conselho Federal de Psicologia e psicólogos que pretendiam curar pacientes da orientação homossexual, caso se queixassem da mesma. No centro da discussão, encontrava-se a Resolução CFP nº 001/1999. Considerando essa resolução, analise as afirmativas a seguir.
I. O psicólogo é um profissional da saúde, sendo frequentemente interpelado por questões ligadas à sexualidade.
II. A homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão, fazendo parte da identidade do sujeito a forma como cada um vive sua sexualidade.
III. Os psicólogos não se pronunciarão nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar preconceitos sociais em relação a homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.
De acordo com a resolução citada, está correto o que se afirma em:
Embora as justificativas para a criação da Lei da Alienação Parental (Lei nº 12.318/10) mencionem aspectos ligados à Psicologia, o assunto parece não ter sido motivo de análise detalhada pelos profissionais da área na ocasião em que foi sancionada. Em sendo assim, foi deixada de lado uma discussão mais aprofundada sobre gênero.
Sobre essa questão, por meio de uma perspectiva sócio-histórica, assinale a afirmativa correta.