Questões de Concurso
Filtrar
40 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Pesquisadores contemporâneos indicam que as transformações esperadas na educação não serão responsabilidades apenas dos especialistas, no entanto estes serão os artífices da construção de um novo tempo na qualidade de mediadores, articuladores do processo educacional. Suas tarefas principais, além do conhecimento específico, podem ser vistas na trilogia:
Disciplina:
Pedagogia
Indique se os itens abaixo completam de forma verdadeira (V) ou falsa (F) a frase a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
Estudos contemporâneos que afirmam que o compromisso dos especialistas em educação deve apontar na direção da superação da razão instrumental do seu fazer sinalizam que a simples presença dos especialistas na escola é (ou deveria ser) uma denúncia, um anúncio, um testemunho de que o trabalho escolar:
( ) vai além do trabalho de cada professor, individualmente considerado, e tem uma dimensão coletiva.
( ) vai além da sala de aula; ademais, não basta cada professor ter seu projeto de trabalho, pois há um projeto maior, que inclui o didático-pedagógico, mas que o ultrapassa (no que se refere a visão de pessoa, sociedade e educação).
( ) vai além da mera administração; deve estar voltado para as mudanças, para a reflexão crítica sobre a prática, tendo em vista seu aperfeiçoamento e a superação das contradições.
( ) não precisa ser realizado por intelectuais orgânicos.
( ) com os novos intelectuais (supervisores) deve focar o seu agir na eloquência, motor exterior dos afetos e das paixões, como um orador puro da técnica-trabalho.
Estudos contemporâneos que afirmam que o compromisso dos especialistas em educação deve apontar na direção da superação da razão instrumental do seu fazer sinalizam que a simples presença dos especialistas na escola é (ou deveria ser) uma denúncia, um anúncio, um testemunho de que o trabalho escolar:
( ) vai além do trabalho de cada professor, individualmente considerado, e tem uma dimensão coletiva.
( ) vai além da sala de aula; ademais, não basta cada professor ter seu projeto de trabalho, pois há um projeto maior, que inclui o didático-pedagógico, mas que o ultrapassa (no que se refere a visão de pessoa, sociedade e educação).
( ) vai além da mera administração; deve estar voltado para as mudanças, para a reflexão crítica sobre a prática, tendo em vista seu aperfeiçoamento e a superação das contradições.
( ) não precisa ser realizado por intelectuais orgânicos.
( ) com os novos intelectuais (supervisores) deve focar o seu agir na eloquência, motor exterior dos afetos e das paixões, como um orador puro da técnica-trabalho.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Ituberá
Disciplina:
Pedagogia
As conquistas de práticas inovadoras são reveladas nos inúmeros relatos de experiências em escolas excelentes e de professores bem sucedidos. Essas experiências atuais revelam uma prática com projetos que realmente fazem a diferença educacional.
Qual das alternativas a seguir apresenta características da proposta inovadora de uma pedagogia de projetos?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Ituberá
Disciplina:
Pedagogia
Educador cuja influência na educação italiana se tornou mundial pela qualidade e divulgação de uma rede pública de ensino iniciada no século XX. O sistema criado permite enxergar possibilidades para nossos problemas, pois perdura até hoje, no município de Reggio Emilia. É correto afirmar que essas referências positivas, como pedagogia exemplar, são de:
No século XIX surgiram ideias de reforma da educação no Brasil, que deixaram marcas no ensino ao longo do século XX. Liderada por intelectuais como Ruy Barbosa, Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros. Influenciados por pensamentos de teóricos norteamericanos como John Dewey e Durkheim. Os pensamentos da Escola Nova eram marcadamente influenciados pelo positivismo, que colocava as ciências como a física em posições de bastante relevância.
“As matemáticas possuem o maior grau de generalidade e estudam a realidade mais simples e indeterminada. A astronomia acrescenta a força ao puramente quantitativo. A física soma a qualidade ao quantitativo e às forças, ocupando-se do calor, da luz e etc. A química trata de matérias qualitativamente distintas. A biologia se ocupa dos fenômenos vitais e a sociologia estuda a sociedade, sendo para ele o fim essencial de toda filosofia positiva”.
Elisabete Tonobohn - O Ensino de Ciências e a Escola Nova: Análise de Interfaces entre História da Ciência e Ensino.
A Escola Nova buscava uma reforma, modernização e democratização da educação brasileira, que eram trazidas em um importante documento, assinado por intelectuais e educadores da época, este documento é conhecido como ______:
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
“As matemáticas possuem o maior grau de generalidade e estudam a realidade mais simples e indeterminada. A astronomia acrescenta a força ao puramente quantitativo. A física soma a qualidade ao quantitativo e às forças, ocupando-se do calor, da luz e etc. A química trata de matérias qualitativamente distintas. A biologia se ocupa dos fenômenos vitais e a sociologia estuda a sociedade, sendo para ele o fim essencial de toda filosofia positiva”.
Elisabete Tonobohn - O Ensino de Ciências e a Escola Nova: Análise de Interfaces entre História da Ciência e Ensino.
A Escola Nova buscava uma reforma, modernização e democratização da educação brasileira, que eram trazidas em um importante documento, assinado por intelectuais e educadores da época, este documento é conhecido como ______:
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.