Filtrar


Questões por página:
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde quando nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.

(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.)


Sobre o eixo temático “movimento”, descrito no documento referenciado para a educação infantil, assinale a afirmativa correta.
Nos referenciais curriculares nacionais para a Educação Infantil, defende-se a ideia de que todas as crianças, indiscriminadamente, devem ter disponíveis elementos de cultura que enriqueçam o seu desenvolvimento e sua inserção social. Fundamenta essa concepção:
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas.

( ) A Educação Infantil cuida de crianças de zero a cinco anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

( ) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.

( ) A frequência na Educação Infantil é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

( ) O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a cinco anos de idade.

( ) É considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.

A sequência está correta em:
A Pedagogia denominada Histórico-crítica, idealizada por Dermeval Saviani, aponta como impedimento para a crescente qualidade educacional o caráter mecânico presente no processo do ensino e a pouca divulgação, pelos professores, aos estudantes sobre as razões que justificam os critérios para discernir os conhecimentos necessários à educação. Dermeval Saviani compartilha ideias que indicam que o papel do professor é ativar a motivação dos estudantes e exercitar a mediação durante a proposta pedagógica dos conteúdos. Assinale a alternativa que apresenta a ideia de Saviani sobre uma das funções da escola.
Ao se abaixar para conversar com uma criança, a postura do(a) professor(a) possibilita