Filtrar


Questões por página:
A esquistossomose é uma infecção de veiculação hídrica cuja transmissão ocorre quando o indivíduo suscetível entra em contato com águas contaminadas pelo Schistosoma mansoni. Do ponto de vista epidemiológico, o homem é o principal hospedeiro definitivo, sendo o hospedeiro intermediário o caramujo de água doce do gênero:
A doença de Chagas é uma infecção endêmica em diversas regiões brasileiras, tendo com agente etiológico o Tripanossoma cruzy. O diagnóstico laboratorial preconizado e disponibilizado pelo Ministério da Saúde, na fase crônica desta infecção, pode ser realizado por meio da combinação das técnicas de:
Algumas formas de helmintos patogênicos aos seres humanos podem parasitar os hospedeiros intermediários e definitivos. Dentre estes parasitas, aqueles que em seu ciclo evolutivo possuem as formas denominadas miracídios e cercárias são classificados como:
No laboratório de parasitologia clínica, muitas vezes, é necessária a investigação detalhada das estruturas morfológicas dos parasitas isolados para a correta identificação. A observação microscópica do vestíbulo bucal e do esôfago são essenciais para a diferenciação entre larvas rabditiformes de:
A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário Toxoplasma gondii, coccídeo de distribuição universal que infecta um grande número de animais. Ao longo do ciclo evolutivo deste parasita, as formas que podem iniciar a infecção em animais vertebrados são: