Filtrar


Questões por página:
No laboratório de parasitologia clínica, muitas vezes, é necessária a investigação detalhada das estruturas morfológicas dos parasitas isolados para a correta identificação. A observação microscópica do vestíbulo bucal e do esôfago são essenciais para a diferenciação entre larvas rabditiformes de:
A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário Toxoplasma gondii, coccídeo de distribuição universal que infecta um grande número de animais. Ao longo do ciclo evolutivo deste parasita, as formas que podem iniciar a infecção em animais vertebrados são:
As diarreias causadas pelas espécies de Cryptosporidium são eventos recorrentes em pessoas com comprometimento crônico no sistema imunológico. Técnicas de concentração e coloração em amostras das fezes frescas permite o diagnóstico laboratorial por meio da observação de:
Diversas condições crônicas ou agudas produzem alterações hematológicas facilmente visualizadas por meio da microscopia sanguínea. As doenças alérgicas, como a asma brônquica, e infestações parasitárias, como a triquinose, acarretam o aumento dos níveis sanguíneos de:
O exame parasitológico de fezes é solicitado pelo médico com o objetivo de investigar, em laboratório, possíveis formas parasitárias que acometem o organismo humano, cujo trato intestinal é utilizado como habitat para esses vermes e suas variações morfológicas. Supondo-se que duas amostras, A e B, foram analisadas pelo farmacêutico, utilizando o método de sedimentação espontânea, e foram encontradas as seguintes formas parasitárias, conforme figuras a seguir:

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: Formas parasitárias. Disponível em: www.google.com.br. Acesso em: 4 jan.2023. Adaptado.
Com base nas formas parasitárias apresentadas nas amostras A e B, pode-se afirmar que a CORRETA identificação dos parasitas é: