Filtrar


Questões por página:
A leishmaniose em suas diferentes formas clínicas tem distribuição geográfica em diferentes países. O agente etiológico da forma visceral dessa infecção no Brasil é transmitido pelo flebotomíneo do gênero:
As condições de saneamento básico de uma localidade é um fator analítico para o estabelecimento de doenças parasitárias intestinais. Dentre os parasitas que se alojam no trato gastrointestinal, destacam-se os nematóideos e os cestóideos que são representados, respectivamente, por:
A esquistossomose é uma infecção endêmica em vastas regiões brasileiras, sendo ainda considerada um grave problema de saúde pública. O tratamento dessa infecção na fase crônica, preconizado pelo Ministério da Saúde, pode ser realizado com os medicamentos conhecidos como:
Para isolamento, crescimento e desenvolvimento de microrganismos fora do seu habitat natural, é necessário o fornecimento de nutrientes de acordo com a necessidade específica de cada um deles, em meios de cultura sólidos ou líquidos. Muitos desses meios de cultura são usados pelos laboratórios de análises clínicas para a identificação de patógenos e no diagnóstico de inúmeras doenças infecciosas.
Relacione os meios de cultura às suas respectivas aplicações, numerando os parênteses:
1. Ágar Mueller-Hinton 2. Ágar MacConkey 3. Ágar sangue 4. Ágar Sabouraud dextrose
( ) Meio utilizado no cultivo de fungos, particularmente os que são causadores de doenças de pele.
( ) Meio seletivo utilizado para o isolamento e a diferenciação de enterobactérias e uma variedade de outros bastonetes gram-negativos provenientes de amostras clínicas.
( ) É um meio de cultura utilizado para realizar Testes de Sensibilidade aos Antimicrobianos (TSA).
( ) Meio enriquecido geralmente utilizado para identificação de espécies bacterianas capazes de provocar a lise de hemácias.
A relação CORRETA, está apresentada em:

Durante a análise microscópica de uma amostra de fezes preparada pela técnica de sedimentação espontânea, foram observadas estruturas com as seguintes características morfológicas: ovo de aspecto ovais, casca lisa, cor castanho amarelada, e, em uma das extremidades, observa-se um opérculo, e na outra, um tubérculo.


Essas características permitem o diagnóstico de ovos