Filtrar


Questões por página:

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.


O apego ao soneto clássico e o gosto pelo vocábulo prolixo aproximam a poesia de Cruz e Sousa do parnasianismo e a afastam da vertente tipicamente simbolista, que buscava, em uma atmosfera nebulosa, alcançar o inefável e expandir as fronteiras das palavras até o indefinível.

Considerando o desenvolvimento da literatura no Brasil, bem como os fundamentos de teoria literária, julgue o item.


A poesia parnasiana brasileira distingue‐se da romântica pela exacerbação do sentimentalismo, pela preferência dada aos temas políticos e pela atenção dedicada à plasticidade da linguagem poética.

mostrar texto associado
De acordo com Bosi (2013, p.233), “é na convergência de ideias antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e do culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo”. Acerca dos autores parnasianos, estabeleça a correspondência correta, de cima para baixo, entre a primeira lista e as informações da segunda.
mostrar texto associado
Os excertos acima pertencem a obras representativas de diferentes manifestações do regionalismo.
Com base nas ponderações de Bosi (2006) sobre essa vertente da literatura brasileira, em qual afirmativa é estabelecida uma relação adequada entre as produções citadas, suas características regionalistas e seu contexto de produção?
A "arte pela arte" é o mote principal do movimento. Nesse período os valores estiveram essencialmente voltados para a estética poética, como a métrica, as rimas e a versificação. Dessa maneira, houve uma forte preferência pelas formas fixas, por exemplo, o soneto. Os escritores que se destacaram nesse período: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.
(Extraído do Site “Toda Matéria”. Literatura Brasileira, por Daniela Diana).

A que movimento literário o trecho faz referências: