Filtrar


Questões por página:
A “atrofia castanha do coração” caracteriza-se pelo acúmulo no interior das miofibras de:
A degeneração hidrópica deve ser diferenciada microscopicamente das seguintes alterações, com exceção de:
A cinomose é uma doença canina viral e altamente contagiosa que pode levar à morte ou deixar graves sequelas nos animais que se curam dela. Qual a lesão pulmonar observada durante a necropsia de um cão criado na zona urbana que morreu de cinomose e apresentava, além das lesões características da doença, áreas puntiformes enegrecidas, distribuídas aleatoriamente na superfície pleural dos pulmões?
Icterícia é definida como a presença de uma cor amarelada na pele, nas membranas mucosas ou nos olhos. A icterícia não é uma doença per se, mas sim a manifestação visível de alguma doença subjacente. A cor amarelada típica da icterícia é provocada pela deposição do pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos e sua identificação tem um importante significado clínico uma vez que reflete uma anormalidade na produção, metabolismo ou eliminação deste pigmento. Qual é o tipo de icterícia observada na intoxicação crônica por cobre em ovinos e na babesiose bovina, responsável pelo amarelamento difuso de vários órgãos ou tecidos, observado principalmente na mucosa ocular?
Necrose consiste na morte de um tecido, órgão ou grupo de células que compõem um organismo vivo. A necrose ocorre quando há a falta de irrigação do suplemento sanguíneo para as células, provocando a sua deteriorização. Vários podem ser os motivos para o surgimento de necroses, seja através de agentes físicos (ferimentos, hipotermia, radiação, etc); agentes químicos (exposição a substâncias tôxicas, drogas, venenos, etc); agentes biológicos (infecções bacterianas, virais, de parasitas, etc); e insuficiência circulatória (a partir de vasoconstrições e infartos, por exemplo). Que tipo de necrose é observado no infarto renal?