Filtrar


Questões por página:
O diagnóstico laboratorial da amebíase intestinal é realizado pela detecção direta dos cistos nas fezes, pelo método convencional de microscopia. A presença de “X", uma espécie de Entamoeba não patogênica, dificulta o diagnóstico microscópico da Entamoeba histolytica, da qual é indistinguível.

O texto apresentado refere-se à Entamoeba
Analise as informações a seguir.

I. Cilindros céreos.

II. Cilindros granulosos.

III. Cilindros hialinos.

IV. Cristais de ácido úrico.

V. Cristais de urato de amônio.

1. ( ) Em seu interior apresentam granulações características, constituídas de albumina, células epiteliais e pigmentos de hemácias ou leucócitos desintegrados. São perfeitamente regulares, possuindo contornos bem definidos.

2. ( ) Sua presença é marcante em urinas concentradas e ácidas. Essas substâncias, quando em quantidade considerável na urina, podem conferir-lhe uma coloração avermelhada. Podem ocorrer em várias formas, formando rosetas ou em fusos. Sua importância clínica está relacionada com a tendência do paciente à formação de cálculos renais.

3. ( ) Caracterizam-se por possuírem contornos flutuantes e alto poder de refração. Possuem coloração amarelada, variando em forma e tamanho. Sempre aparecem em sedimentoscopia quando o indivíduo é portador de processos crônicos e, raramente, em inflamações agudas.

4. ( ) São esferoides e possuem uma coloração amarela opaca. Dissolvem-se pelo calor e são solúveis em ácido acético a 10%, com formação de coloração amarelada após a reação. Com a adição de hidróxido de sódio, há liberação de amônia.

5. ( ) São formações semitransparentes, incolores, de difícil observação ao microscópio. Geralmente possuem extremidades arredondadas e, ocasionalmente, podem apresentar células epiteliais ou granulações aderidas à sua superfície. Nas urinas ricas em pigmentos biliares, podem aparecer corados de amarelo.

A correta associação entre os elementos encontrados na sedimentoscopia urinária e suas descrições é:
A dosagem da creatinina sérica e o clearance de creatinina são valiosos parâmetros laboratoriais para a avaliação da função renal. Apesar disso, embora não se preste à realização de clearance, a dosagem da ureia sérica continua sendo de grande importância porque
Marque a opção cujos anticorpos possuem a maior sensibilidade e maior especificidade no diagnóstico da doença celíaca.
Na investigação sorológica de hepatite viral aguda, como triagem, devem ser solicitados os seguintes marcadores: