Filtrar


Questões por página:
O cirurgião-dentista avalia o caso de um paciente com uma luxação intrusiva do dente 51, com a parte incisal aparente clinicamente. O exame radiográfico indicou que não houve dano ao folículo do germe dentário do dente sucessor, que intruiu em direção vestibularizada. Nesse caso, é recomendado adotar a conduta:
A doença de von Willebrand é o resultado da deficiência de uma glicoproteína plasmática chamada de fator de von Willebrand (FVW). Muitos casos dessa doença são brandos e podem ser clinicamente insignificativos. No entanto, os casos mais severos podem promover equimoses, epistaxe, hemartoses, entre outras deficiências. A proteína coagulante normalmente afetada juntamente com o FVW e o mecanismo primário subjacente a esta patologia são, respectivamente:
Um dente impactado é aquele que não irrompe no arco dentário no prazo esperado, devido a fatores como dentes vizinhos, tecido ósseo denso, excesso de tecido mole ou problemas genéticos. Esses dentes permanecem retidos, a menos que sejam removidos cirurgicamente ou expostos, e, caso contrário, podem reabsorver os tecidos circundantes. O principal motivo de os terceiros molares inferiores se tornarem impactados é:
Ao realizar o bloqueio extrabucal do nervo mandibular, a agulha deve estar no teto da fossa infratemporal. O forame pelo qual o nervo mandibular se exterioriza, buscando realizar o bloqueio, é o:
Ao avaliar uma radiografia periapical, o cirurgião-dentista observa uma lesão bem definida, associada ao ápice do dente 14, de, em média,0,5 cm, com espessamento em ligamento periodontal. O dente não apresenta tratamento endodôntico, mas restauração extensa de amálgama, em coroa. Paciente relata discreta sensibilidade no local, com melhora com o passar dos dias, sem outros sintomas. Ao realizar teste pulpar térmico, não houve resposta. O dente não apresenta mobilidade. O quadro clínico descrito é indicativo de: