Filtrar


Questões por página:

Para uma correta indicação do tratamento é fundamental que se estabeleça um diagnóstico da condição pulpar o mais preciso possível. A correlação do exame clínico, em casos de alterações patológicas pulpares com os achados radiográficos, deve ser bem conduzida para o estabelecimento de um diagnóstico correto. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Uma resposta positiva aos testes térmicos (frio e calor) nem sempre comprovará uma alteração patológica pulpar.

( ) O teste de sensibilidade ao calor é mais confiável do que o teste ao frio para auxiliar no diagnóstico de uma alteração patológica pulpar.

( ) Tanto o teste ao frio quanto o teste ao calor não possuem potencial para agravar a situação de uma polpa inflamada.

( ) O teste elétrico não permite informações sobre o suprimento sanguíneo pulpar, fator determinante da vitalidade pulpar.

A sequência está correta em

O processo de reparação ou cicatrização é uma sequência de eventos que ocorrem após a remoção de agentes desencadeantes de uma reação básica de defesa do organismo.

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre os eventos que correspondem ao processo de reparo após o tratamento endodôntico.
Um paciente procura um atendimento de urgência queixando-se de dor espontânea, pulsátil à mastigação no dente 22, que se encontra com mobilidade. Foi diagnosticado um abscesso perirradicular agudo em evolução. Havia edema consistente não flutuante e febre intermitente.

Assinale o procedimento NÃO indicado para o tratamento do caso em questão.
Métodos moleculares têm permitido a identificação de micro-organismos jamais detectados em canais radiculares pelo método de cultura.

Dentre eles podem-se citar:
Embora até o momento não tenha sido possível definir o papel de um micro-organismo específico das alterações perirradiculares, evidências sugerem um grupo de espécies bacterianas envolvidas nos diferentes tipos de infecção.

Dentre as de maior percentual de incidência, podem-se citar: