Filtrar


Questões por página:
Na restauração das calhas de cobre do telhado de um edifício de valor histórico, o arquiteto deverá empregar técnicas construtivas específicas para o serviço. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.


I. Apesar da pátina de carbonato ser sempre estável, não oferecendo perigo para o metal, e ter uma formação estética agradável com sua cor verde-azulada, ela pode ser removida, quimicamente, com emprego de soluções ácidas ou básicas.


II. A remoção da doença de bronze, ocasionada pelos cloretos de cobre, que podem continuar a corroer-se sob as condições ambientais, levando à desagregação pulvérea do metal, pode ser realizada colocando-se o objeto numa solução de benzotriazol para cobri-la com uma camada de proteção durante alguns dias.


III. A fixação da calha de cobre deve ser feita diretamente sobre madeiramento ou sobre a alvenaria da parede, podendo ser embutida nesta quando for bem argamassada e receber produto betuminoso para impermeabilizar a platibanda.


Está correto somente o que se afirma em:
No tratamento curativo contra cupins em peças ornamentais raras de grandes dimensões em madeira, retiradas sob o beiral de um edifício histórico, o arquiteto, com a preocupação de não danificar o revestimento e a aparência das peças, optou pelo método de:
A Praça Ari Coelho, situada na cidade de Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul, é um exemplo emblemático de reconfiguração de uma praça consagrada. Em 1996, recebeu um projeto totalmente novo, elaborado por um escritório de arquitetura da própria cidade. Analise as afirmativas abaixo sobre essa reconfiguração, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):


I – Apesar de o novo projeto imprimir uma linguagem contemporânea de desenho, contrapondo-se à anterior, o traçado eclético não foi totalmente esquecido, visto que, com o objetivo de manter a memória, foi proposto um novo desenho de piso na forma dos antigos caminhos;


II – Se o antigo projeto era fortemente caracterizado pela imprecisão do traçado orgânico, o projeto de reforma empregou formas geométricas na reformulação dos canteiros e jardins, propiciando clara percepção dos caminhos;


III – Mesmo com grandes alterações formais, não houve mudança estrutural do antigo programa contemplativo e de recreação infantil, pois foram acrescentadas apenas as atividades de lazer cultural, com a implantação de um anfiteatro.


A sequência correta é:
Em Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, há muitos parques contemporâneos inseridos na área urbana da cidade.

O parque que tem, como valorização do patrimônio paisagístico e cultural da região (flora e fauna), a preservação de amostras de ecossistemas do cerrado, para fins de pesquisa científica e educação ambiental denomina-se:

As Cartas Patrimoniais são documentos que contêm recomendações no que diz respeito, entre outros temas, àqueles ligados à preservação e conservação dos chamados Patrimônios Culturais. Muitos desses documentos, firmados internacionalmente, representam tentativas que vão além do estabelecimento de normas e procedimentos, criando conceitos às vezes globais e, outras vezes locais.

(ROVER, Hellen Pereira Charile. Palácio Anchieta. Uma visita à restauração guiada pelos princípios da Carta de Veneza. Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n.167.02, Vitruvius, nov.2015 https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.167/5811).


Sobre as Cartas Patrimoniais, assinale a afirmativa INCORRETA acerca da Carta de Veneza: