Questões de Concurso
Filtrar
10 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 2
Questões por página:
I – Apesar de o novo projeto imprimir uma linguagem contemporânea de desenho, contrapondo-se à anterior, o traçado eclético não foi totalmente esquecido, visto que, com o objetivo de manter a memória, foi proposto um novo desenho de piso na forma dos antigos caminhos;
II – Se o antigo projeto era fortemente caracterizado pela imprecisão do traçado orgânico, o projeto de reforma empregou formas geométricas na reformulação dos canteiros e jardins, propiciando clara percepção dos caminhos;
III – Mesmo com grandes alterações formais, não houve mudança estrutural do antigo programa contemplativo e de recreação infantil, pois foram acrescentadas apenas as atividades de lazer cultural, com a implantação de um anfiteatro.
A sequência correta é:
O parque que tem, como valorização do patrimônio paisagístico e cultural da região (flora e fauna), a preservação de amostras de ecossistemas do cerrado, para fins de pesquisa científica e educação ambiental denomina-se:
As Cartas Patrimoniais são documentos que contêm recomendações no que diz respeito, entre outros temas, àqueles ligados à preservação e conservação dos chamados Patrimônios Culturais. Muitos desses documentos, firmados internacionalmente, representam tentativas que vão além do estabelecimento de normas e procedimentos, criando conceitos às vezes globais e, outras vezes locais.
(ROVER, Hellen Pereira Charile. Palácio Anchieta. Uma visita à restauração guiada pelos princípios da Carta de Veneza. Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n.167.02, Vitruvius, nov.2015 https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.167/5811).
Sobre as Cartas Patrimoniais, assinale a afirmativa INCORRETA acerca da Carta de Veneza:
“O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, conquistou, neste domingo (17), o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, dado pela Unesco.
É um reconhecimento importantíssimo tanto do ponto de vista da arquitetura nacional, quanto da arquitetura internacional. A Pampulha é um exemplo da criatividade humana e do intercâmbio de ideias entre Brasil e Europa, diz Andrey Schlee, diretor de patrimônio material do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).”
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/07/1792609-conjunto-da-pampulha-e-declarado-patrimonio-mundial-dahumanidade.shtml.)
O arquiteto responsável pelo projeto desse conjunto arquitetônico, encomendado pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, foi: