Filtrar


Questões por página:
Ao criticar a educação bancária, que visa a depositar informações sobre o aluno, Paulo Freire propõe um outro papel social para a educação, que deve ser o de:

A educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como os alunos devem ser os que aprendem; devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes. Tanto os professores como os alunos sejam agentes críticos do ato de conhecer.


(Fonte: https://l1nq.com/filosofia-e-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

Em relação ao pensamento pedagógico de Paulo Freire, julgue os itens que se seguem.

I Paulo Freire, em uma de suas obras, teoriza com o objetivo de libertar os oprimidos a partir de uma prática comprometida política e socialmente com o processo de libertação e transformação da sociedade.
II A pedagogia de Paulo Freire pode ser compreendida em uma perspectiva dialética, por suas concepções e referências marxistas e gramscianas.
III Com o golpe militar de 1964 no Brasil, Paulo Freire foi preso e acusado de atividades subversivas, fato histórico que pode explicar expressões atuais de negação do valor de sua obra para a educação brasileira.

Assinale a opção correta.
Autor do movimento chamado Pedagogia Crítica, Paulo Freire defendia que o maior objetivo da educação é conscientizar o estudante, incentivando a criticidade. Em seu livro de maior sucesso, ‘Pedagogia do Oprimido’ (1968), o filósofo afirma que a educação é um ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica, transformadora e diferencial.

Podemos concluir que, para Paulo Freire,

Leia o texto a seguir.


“O professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes. Isto forma uma consciência bancária. O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do educador. Educa-se para arquivar o que se deposita. Mas o curioso é que o arquivado é o próprio homem, que perde assim seu poder de criar, se faz menos homem, é uma peça. O destino do homem deve ser criar e transformar o mundo, sendo o sujeito de sua ação”

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra,30. ed. p.29- 30,2021.


Nessa narrativa de Paulo Freire, a educação é um ato político que traz inserida a visão de homem como um ser