Filtrar
113 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 23
Questões por página:
A educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como os alunos devem ser os que aprendem; devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes. Tanto os professores como os alunos sejam agentes críticos do ato de conhecer.
(Fonte: https://l1nq.com/filosofia-e-educacao.adaptado)
O pensamento exposto reflete a teoria de:
I Paulo Freire, em uma de suas obras, teoriza com o objetivo de libertar os oprimidos a partir de uma prática comprometida política e socialmente com o processo de libertação e transformação da sociedade.
II A pedagogia de Paulo Freire pode ser compreendida em uma perspectiva dialética, por suas concepções e referências marxistas e gramscianas.
III Com o golpe militar de 1964 no Brasil, Paulo Freire foi preso e acusado de atividades subversivas, fato histórico que pode explicar expressões atuais de negação do valor de sua obra para a educação brasileira.
Assinale a opção correta.
Podemos concluir que, para Paulo Freire,
Leia o texto a seguir.
“O professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes. Isto forma uma consciência bancária. O educando recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do educador. Educa-se para arquivar o que se deposita. Mas o curioso é que o arquivado é o próprio homem, que perde assim seu poder de criar, se faz menos homem, é uma peça. O destino do homem deve ser criar e transformar o mundo, sendo o sujeito de sua ação”
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra,30. ed. p.29- 30,2021.
Nessa narrativa de Paulo Freire, a educação é um ato político que traz inserida a visão de homem como um ser