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Na história da educação brasileira, um importante capítulo é escrito por Paulo Freire, que dedicou grande parte de sua vida à alfabetização e à educação popular. Ao afirmar que “... o importante mesmo não é ler estórias alienadas e alienantes, mas fazer história e por ela ser feito” (GADOTTI,2005, p.254), o patrono da educação brasileira chamava a atenção para o:
Analise as sentenças a seguir sobre as ideias de Paulo Freire para a educação brasileira e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Na Pedagogia de Paulo Freire, o foco está centrado na humanização e na emancipação, e suas contribuições alcançaram diversas áreas como a alfabetização de adultos, a gestão democrática e os saberes da docência universitária.
( ) O método de alfabetização de Paulo Freire pode ser considerado como um método tradicional, tendo em vista a utilização de cartilhas e de palavras geradoras que não apresentavam conexão com a realidade social dos discentes.
( ) Paulo Freire foi um educador reconhecido por suas ideias apenas no Brasil, especialmente na Região Nordeste, pois a sua formação de cunho marxista, suas formulações pedagógicas foram consideradas subversivas e não obtiveram grande alcance.
( ) A Pedagogia Freiriana contribui para uma unificação entre o “saber” e o “saber ensinar”, de modo que se ampliou uma reflexão sobre os saberes docentes, sem desprezar a relevância do protagonismo discente.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
A Pedagogia é a ciência da educação e, portanto, deve promover o caráter reflexivo e transformador do ensino através da
Ao criticar a educação bancária, que visa a depositar informações sobre o aluno, Paulo Freire propõe um outro papel social para a educação, que deve ser o de:

A educação libertadora é, fundamentalmente, uma situação na qual tanto os professores como os alunos devem ser os que aprendem; devem ser os sujeitos cognitivos, apesar de serem diferentes. Tanto os professores como os alunos sejam agentes críticos do ato de conhecer.


(Fonte: https://l1nq.com/filosofia-e-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de: