Filtrar


Questões por página:
Com relação aos distúrbios cardiológicos em crianças, julgue o próximo item.

Situação hipotética: Uma gestante com doença de Chagas em fase indeterminada teve um neonato pequeno para a idade gestacional. Assertiva: Nesse caso, o exame padrão-ouro para o diagnóstico da infecção pelo Trypanosoma cruzi no recém-nascido é a imunofluorescência indireta IgM para o parasita.
Com relação aos distúrbios cardiológicos em crianças, julgue o próximo item.

Situação hipotética: Um recém-nascido com quarenta e oito horas de vida apresentou saturação de oxigênio na mão direita e no pé direito de 94%, em duas ocasiões e com uma hora de diferença entre elas. Assertiva: Nesse caso, deve-se realizar um ecocardiograma nas vinte e quatro horas seguintes e não dar alta ao recém-nascido.
Com relação aos distúrbios cardiológicos em crianças, julgue o próximo item.

Situação hipotética: Um adolescente de doze anos de idade, com insuficiência mitral por doença reumática, apresentou-se na emergência de um hospital com febre havia quinze dias, mal-estar geral e anemia. O médico, após examiná-lo, suspeitou de endocardite bacteriana e solicitou um ecocardiograma, o qual mostrou vegetações em válvula mitral. Assertiva: Nessa situação clínica, deve-se iniciar o tratamento empírico com penicilina associada a um aminoglicosídeo.
Com relação às doenças respiratórias na infância, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Um lactente de quinze meses de idade apresentou seis episódios de pneumonia desde o terceiro mês de vida. As radiografias de tórax realizadas nessa criança mostram condensações de localização variada em ambos os pulmões. Assertiva: Nesse caso, torna-se imprescindível a realização dos seguintes exames: pesquisa de refluxo gastroesofágico por pHmetria esofágica, quantificação de cloro e sódio no suor, dosagem de imunoglobulinas séricas e pesquisa de anti-HIV.
Com relação às doenças respiratórias na infância, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Um escolar hígido de doze anos de idade apresentava, havia três dias, febre, tosse seca e dor em hemitórax esquerdo. No exame físico, o médico constatou que ele estava febril, com frequência respiratória de 35 irpm, frêmito tóraco-vocal e murmúrio vesicular diminuídos em 1/3 inferior do hemitórax direito. A radiografia do tórax mostrou condensação pulmonar em lobo inferior direito.Assertiva: Nessa situação, o agente etiológico mais provável é a bactéria Streptococcus pneumoniae.