Filtrar


Questões por página:

Você foi chamado para um parecer na UTI neonatal de uma criança com 4 dias de vida, nascida a termo, de parto cesáreo (indicado por sofrimento fetal agudo) com índice de Apgar 4 e 8. Apesar do desconforto respiratório que apresentou nas primeiras horas de vida, em 12 horas foi liberado para alojamento conjunto. Com 36 horas de vida, apresentou episódio convulsivo generalizado, com glicemia capilar normal e tratado com fenobarbital venoso. No momento, o paciente se apresenta sonolento, hipoativo, com redução global da motilidade espontânea, hipotonia com reflexos profundos preservados e reflexos primitivos ausentes.

Diante das inúmeras possibilidades diagnósticas, quais seriam os exames que você solicitaria para guiar seu raciocínio clinico inicial?

Um pré-escolar com diagnóstico de Síndrome de Lennox Gastaut está sendo discutido em uma sessão de neuropediatras. O colega que o assiste apresenta o caso e informa que já fez uso de inúmeras medicações anticonvulsivantes sem melhora clínica significativa.

Dentre os procedimentos abaixo, qual seria a melhor sugestão que poderíamos fornecer ao nosso colega?

Uma criança de 4 anos chega à emergência com quadro de ataxia aguda sem nenhuma outra queixa precedente.

Dentre os exames abaixo, qual representa a prioridade no atendimento deste paciente?

Em relação aos reflexos primitivos do lactente, assinale a alternativa correta.
Um escolar com nove anos chega para consulta ambulatorial. Seus pais relataram a ocorrência de três crises convulsivas nos últimos meses. Todos os fenômenos ocorreram sem febre ou qualquer outro fator precipitante e podem ser classificados como crises tônico-clônica generalizadas. Contudo, durante a anamnese, você percebe que a criança também apresenta crises de ausência. O pediatra assistente já iniciou fenobarbital. Como o exame neurológico deste paciente foi absolutamente normal, qual seria a melhor conduta?