Filtrar


Questões por página:

Criança de 5 anos dá entrada no pronto atendimento com quadro de prostração acentuada e dispneia. A mãe relata que a criança apresentou um quadro de coriza, cerca de 4 dias antes e tomou 1 (um) comprimido de ácido acetil salicílico, pois apresentou um episódio de febre, não termometrada. Relata que menos de 24 horas antes da consulta, a criança apresentou apatia acentuada, polidipsia e dispneia. No interrogatório sintomatológico, referiu que a criança se alimenta bem e que está emagrecendo há cerca de 2 meses.

Ao exame físico a criança está torporosa, com mucosas secas, olhos encovados, tempo de enchimento capilar maior que 3 (três) segundos, pulso fino e rápido. A conduta inicial foi expansão da volemia com 20 ml/Kg de solução salina, ocorrendo diurese abundante, porém, persistindo sintomas de desidratação grave. Qual a principal hipótese diagnóstica?

A dermatite atópica é uma doença relativamente frequente, cujo controle e tratamento são fundamentais para a qualidade de vida das crianças por ela acometidas. São características da dermatite atópica:
De acordo com as IV Diretrizes Brasileiras de Asma, o tratamento inicial de uma criança na idade escolar, em crise aguda, no serviço de emergência, deve ser:
As recentes alterações no calendário de vacinação da criança, realizadas no segundo semestre de 2012 pelo Ministério da Saúde, incluem
O aleitamento materno (AM) causa impacto significativo na diminuição da mortalidade infantil e na saúde da criança e da mulher. A orientação às gestantes e lactantes é fundamental para o sucesso da amamentação, cabendo ao profissional de saúde atenção especial à dupla mãe-filho, evitando, assim, que ambos sejam privados deste benefício. Faz parte destas orientações: