Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A matriz positivista caracteriza-se pela abordagem das relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas, como fatos, ou dados, que se apresentam em sua objetividade e imediaticidade.

Com base nas refexões de Dejours (1992), a investigação em psicopatologia do trabalho traz de volta a questão da alienação no sentido em que Marx a compreendia nos Manuscritos de 1844.

De acordo com o enunciado, leia as assertivas abaixo:

I. Alienação referindo-se à tolerância graduada, que vai contra os desejos, necessidades e saúde dos trabalhadores.
II. Alienação no sentido de substituição da vontade própria do sujeito pela do objeto.
III. Alienação que toma forma de confito onde o desejo do trabalhador capitulou frente à injunção patronal.
IV. A alienação pela organização do trabalho não se relaciona com o esgotamento do corpo.

Estão CORRETAS as proposições:

mostrar texto associado
A intervenção social entendida como processo de ajuda psicossocial desenvolvido por meio de um diálogo a partir do qual ocorrem transformações inerentes às exigências de uma pessoa, um grupo ou uma comunidade possui dimensões delimitadas por construções fenomenológicas.
Considere a corrente teórica hegemônica no Serviço Social, que pressupõe que os seres humanos são essencialmente sociais, ou seja, participam de processos sociais de uma determinada sociedade que deve ser compreendida em seu movimento de reprodução social como totalidade. Toda situação que chegue ao Serviço Social deve ser analisada a partir de duas dimensões, a
A compreensão da categoria trabalho compõe o estudo do fenômeno humano-social. Nesta linha, é correto concluir que a categoria trabalho