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Considerando as práticas legais pelas quais os escravos indígenas eram obtidos para o trabalho compulsório na América portuguesa, faça a correspondência entre as denominações dessas práticas e suas definições:

I) Resgates

II) Cativeiros

III) Descimentos

( ) Determinavam a posse dos cativos que fossem apresados por meio de “guerra justa”, consentida e determinada por autoridades régias. Aprisionados por esta modalidade, os índios se tornavam escravos por toda a vida.

( ) Referiam-se aos deslocamentos forçados dos índios dos sertões para os aldeamentos próximos a vilas, cidades e portos, onde os nativos eram misturados e enquadrados por autoridades civis e religiosas. A mão de obra obtida desta forma só podia ser utilizada mediante o pagamento de salário, conforme a lei.

( ) Previam a troca de mercadorias por nativos que fossem prisioneiros de outros nativos. Segundo a lei (alvará de 1574), só os indígenas já presos e prontos para serem mortos podiam ser objeto de troca e sua posse seria limitada a dez anos.

A alternativa que mostra a ordem CORRETA da numeração da correspondência é:

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Sobre o processo de escravidão no Brasil, podemos afirmar que, em 1880, o conde Maurício de Nassau apresentou um projeto de extinção da escravidão. São os seguintes os pontos principais do projeto: cessação imediata da compra e venda de cativos e em consequência, fim do tráfico interprovincial; as associações organizadas para emancipar escravos receberiam terras, para o estabelecimento de colônias de libertos; proibição da separação das mães de seus filhos, para serem alugadas como amas-de-leite, como criadas ou outro fim; libertação imediata dos escravos mais velhos, doentes, cegos ou comprovadamente nascidos na África.
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É correto afirmar que, no início do século XVII, a França faria sua segunda tentativa de colonização no Maranhão, que a colonização portuguesa ainda não tinha atingido. Essa França Equinoxial é bem menos conhecida do que a tentativa anterior, embora tivesse um caráter mais oficial, na medida em que era apoiada diretamente pela Coroa e tenha constituído, naquele momento, o esforço colonial mais importante da França, que após sua derrota voltaria finalmente suas atenções para o norte do continente, para cuidar, depois de um século de quase total abandono, do estabelecimento de uma Nova França no Canadá.
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Durante o período colonial brasileiro, a escravidão foi uma instituição benigna e benéfica para os escravizados, proporcionando-lhes trabalho, abrigo e proteção.
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A agricultura do café no Brasil existe desde as primeiras décadas do período colonial, mas somente após 1710 a produção de café começou a ter grande expansão e se tornou o principal produto de exportação das fazendas da região Sul e Sudeste do Brasil. Em meados de 1770, com o surto cafeeiro no Planalto Mezanino, em São Paulo, ocorreu a passagem dessa cultura para a industrialização, como resultado da elevada demanda mundial pelo produto. Um dos reflexos dessa mudança foi o abandono da mão de obra de escravizados por imigrantes europeus que eram remunerados em troca de terras pouco agricultáveis.