Filtrar


Questões por página:
O Ciclo do Açúcar foi uma das principais bases econômicas, sociais e culturais no Brasil colônia. E acerca do Ciclo do Açúcar no Brasil colônia, é adequado afirmar que:
“Desde o advento da Escola dos Annales, ‘tanto a noção de documentos quanto a de texto continuaram a ampliar-se. Agora, todos os vestígios do passado são considerados matéria para o historiador. Desta forma, novos textos, tais como a pintura, o cinema, a fotografia etc. foram incluídos no elenco de fontes dignas de fazer parte da história e passíveis de leitura [...]. Um longo caminho percorrido já nos separa [...] da época em que as imagens apareciam nos livros escritos por historiadores unicamente como ilustrações.”  “A partir da noção de documento advinda dos Annales, um determinado professor resolveu trabalhar, com os seus alunos, o período da mineração em Minas, no século XVIII, usando a arte barroca de Aleijadinho.” Após a análise da foto das esculturas de Aleijadinho, o professor mostrou o anacronismo na obra do artista através:

Analise a charge.

 

 

A charge faz alusão ao contexto de 1789, remontando a emblemática revolta da Inconfidência Mineira. Inserindo o uso do recurso humorístico ao contexto, podemos concluir que a expressão presente na charge, “Colônia de Portugal uma ova!!”, relaciona-se

“Quando alguém mencionava, no Brasil dos séculos XVIII e XIX, um africano, o mais provável é que estivesse a falar de um escravo, pois nessa condição amargava a maioria dos homens e mulheres que, vindos da África, aqui viviam. Mas podia também referir-se a um liberto, ou seja, a um ex-escravo. Ou a um emancipado, isto é, um negro retirado de um navio surpreendido no tráfico clandestino. Ou, o que era mais raro, a um homem livre que jamais sofrera o cativeiro. Escravos, libertos, emancipados ou livres, poucos estranhariam as paisagens brasileiras, porque muitas vezes semelhantes às que tinham deixado na África e que se haviam tornado ainda mais parecidas, graças à circulação entre o Índico e o Atlântico de numerosas espécies vegetais, como a mandioca, o milho, o inhame, o quiabo, o coco, a manga, o ananás, o tamarindo, o tabaco, a maconha, o caju e a jaca. Por isso, vir da África para o Brasil era como atravessar um largo rio.”
(SILVA, Alberto da Costa e. Um Rio chamado Atlântico. A África no Brasil e o Brasil na África. Rio de Janeiro: UFRJ Editora / Nova Fronteira,2003. p.157).
Acerca da escravidão negra e do tráfico negreiro é correto afirmar:
A colonização do Brasil foi um processo complexo e marcado por diferentes interesses e objetivos. É correto dizer que a principal motivação dos europeus envolvidos na colonização do Brasil foi a(o):