Questões de Concurso
Filtrar
257 Questões de concurso encontradas
Página 43 de 52
Questões por página:
Dentre as várias finalidades do estudo da História como disciplina obrigatória do Ensino Fundamental estão a compreensão da diversidade cultural da sociedade brasileira e o entendimento do avanço da cidadania em nosso país. Com base na Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) e nas orientações pedagógicas para o ensino do tópico povos africanos, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O tráfico de escravos teve, certamente, um papel de desencadeador de transformações radicais ocorridas no interior de algumas sociedades africanas a partir do século XVI.
II. O caráter da escravidão na África era, antes da chegada dos europeus e americanos, muito similar ao da escravidão na colônia brasileira.
III. A história da África é um campo de estudo extremamente novo, principalmente nas escolas. Por isso, há muito que ser descoberto.
Estão corretas as afirmativas:
No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colonial e imperial, julgue o item subsequente.
No início do século XX, difundiu-se a ideia de que a cidade de São Luís, fundada por Jerônimo de Albuquerque após a expulsão dos franceses da região, teria sido fundada pelos franceses.
No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colonial e imperial, julgue o item subsequente.
A Balaiada, que sofreu violenta repressão comandada pelo coronel do Exército Luiz Alves de Lima, foi um movimento de composição social complexo, pois agregou artesãos, escravos, libertos e pequenos proprietários das províncias do Maranhão e Piauí contrários à opressão dos governos locais.
No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colonial e imperial, julgue o item subsequente.
O Estado do Maranhão e Grão Pará foi instituído devido a dificuldades relacionadas à administração das possessões portuguesas na América, como, por exemplo, a disputa entre colonos e jesuítas pelo controle da mão de obra indígena na região Norte, a qual motivou o movimento denominado Revolta de Bequimão, contrário à decisão régia que entregou aos inacianos o controle dos índios livres.