Filtrar


Questões por página:
Ainda que o açúcar fosse o principal gênero produzido na América Portuguesa durante os séculos XVI e XVII, outros setores da economia desenvolveram-se. Assinale a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa que apresenta o CORRETO pensamento decolonial no Brasil.
Sabe-se que já na segunda metade do século XVI a quantidade de escravos negros era considerável. Sobre o escravismo no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
Considerando a temática da escravidão e do racismo no Brasil, avalie as proposições a seguir:
I- Um dos objetivos do ensino de História, no ensino fundamental, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais é: “conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.” No entanto, este objetivo não pode efetivamente fazer parte do processo didáticopedagógico ao trabalhar temáticas como escravidão e racismo, porque o documento em tela condena a interdisciplinaridade no fazer historiográfico. II- O respeito às matrizes culturais, a partir das quais se constrói a identidade dos alunos, com, atenção voltada para tudo aquilo que vá resgatar suas origens e sua história, como condição de afirmação de sua dignidade enquanto pessoa, e da especificidade da herança cultural que ele carrega, como parte da infinita diversidade que constitui a riqueza do ser humano é uma das condições essencial para uma prática docente que valoriza uma sociedade plural como a brasileira. III- O racismo gera a discriminação étnico-racial na sociedade brasileira, que se faz presente no espaço escolar com práticas discriminatórias, preconceituosas, que envolvem um universo composto de relações raciais pessoais entre os estudantes, professores, direção da escola, mas também há o forte racismo repassado através de uma parcela considerável dos livros didáticos.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

“A Colônia se diversificava. As formas de ocupação que haviam garantido a presença portuguesa entre os séculos XVI e XVII, ou seja, o latifúndio e a monocultura, passaram a conviver crescentemente com outras atividades econômicas.” (Del priore, Mary. Venâncio, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo. Planeta.2010. p.135).

Avalie as proposições a seguir, considerando a realidade sócio-economica da América portuguesa.


I- A vida urbana trouxe para a cena vários atores, entre eles os ciganos. Só não há registro, neste espaço, de artesãos, devido à proibição da metrópole da colônia ter sua própria produção.


II- Um intricado mundo de comerciantes dominava as várias áreas da América portuguesa. Sua imensidão territorial gerou, contudo, o aparecimento de comerciantes volantes, gente acostumada a percorrer grandes distâncias levando seus produtos em uma ou outra direção. A maioria branca, nascida no Brasil.


III- Em Salvador, no início do século XIX, um dado digno de registro é que não há na capital baiana a presença de indigentes mendigando em suas ruas devido a ser um centro administrativo onde centralizava recursos.


É CORRETO o que se afirma apenas em: