Filtrar


Questões por página:
Sabe-se que uma alimentação rica em açúcares é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças bucais. Sabendo disso, práticas de higiene bucal e instruções dietéticas se fazem necessárias de modo a instruir a população em geral.

Considere as siglas: placa bacteriana patogênica (PBP), inflamação gengival (IG) e cálculo dental (CD).

A sequência que leva à instalação de uma doença periodontal é:
A placa bacteriana é fator etiológico para o desenvolvimento da doença cárie e de demais doenças periodontais. A intervenção mecânica do biofilme dental está intrinsicamente relacionada à prevenção e ao tratamento das demais patologias supracitadas. O controle mecânico da placa bacteriana se faz através de:
Um paciente (ASA1, sexo feminino,28 anos de idade) chega à clínica odontológica apresentando o seguinte quadro: trismo de grau médio, dor na garganta e no ouvido, mal-estar, febre e leucocitose. Intra-oral, apresenta processo inflamatório ao redor da coroa do dente 38, parcialmente erupcionado, com uma discreta área necrótica na região. Diante desse quadro, o odontólogo emite o seguinte diagnóstico:
A doença periodontal tem se destacado na área médica devido às conexões com as condições sistêmicas descobertas. Por exemplo, existe uma correlação entre as cardiopatias e a doença periodontal. Em ambos os casos, acham-se:
As técnicas mais utilizadas para promover a retração gengival empregam meios mecânicos, com casquete individual, e mecânico-químicos, com fios retratores. Sobre a técnica do casquete individual, pode-se afirmar que o casquete: