Filtrar


Questões por página:
Segundo Minayo (2010, p.26), o ciclo da pesquisa qualitativa é dividido em três etapas. Uma delas “consiste em levar para a prática empírica a construção teórica elaborada na primeira etapa. Essa fase combina instrumentos de observação, entrevistas ou outras modalidades de comunicação e interlocução com os pesquisadores, levantamento de material documental e outros”. O trecho em destaque descreve a fase da pesquisa denominada:
Segundo Goldenberg (2011), a pesquisa não é controlável. Trata-se de um processo no qual é impossível prever as etapas. Ao pesquisar, o pesquisador está em estado de tensão, pois reconhece a parcialidade e a limitação do seu conhecimento. Ao produzir o projeto, desenha os caminhos a serem seguidos no desenvolvimento do trabalho de pesquisa, explicitando as etapas a serem alcançadas, os instrumentos e as estratégias que poderão ser usados. Alguns elementos são fundamentais na estrutura de um projeto de pesquisa, como a justificativa, que:
Sobre a pesquisa qualitativa em educação é incorreto afirmar:
Otávio Fabiano, professor de educação básica II, quer aproveitar o interesse dos alunos pelo uso da Internet e das redes sociais para favorecer o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades no âmbito de sua disciplina. Para saber mais sobre a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, ele decidiu ler o texto “Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias”, de José Manuel Moran (2004). Acerca da temática, o referido autor afirma que há três campos importantes para as atividades virtuais:
Estimular a autonomia do aluno e seu protagonismo no processo de ensino aprendizagem, baseando as ações pedagógicas em atividades que envolvam novas tecnologias, projetos, problemas ou simulações de situações reais, corresponde à utilização de metodologias: