Filtrar


Questões por página:
Na pesquisa científica em Serviço Social, a objetividade é fundamental para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados. Para assegurar essa objetividade no processo de coleta e análise de dados, é imprescindível:
A pesquisa social é fundamental no Serviço Social, permitindo que o profissional compreenda e atue melhor nas questões sociais. Na metodologia científica aplicada, é essencial diferenciar as abordagens qualitativa e quantitativa. Enquanto a abordagem qualitativa busca uma compreensão mais profunda dos fenômenos sociais, a quantitativa se refere a:
Analise as afirmações abaixo sobre pesquisa e serviço social, classificando-as em (V) verdadeiro e (F) falso e assinalando a sequência correta.

(__)- A necessidade de atuar sobre a realidade é o que conduz o assistente social ao conhecimento. Não obstante, para intervir, é preciso conhecer, para o que há que se ter procedimentos adequados; (__)- Como uma mediação privilegiada na relação entre conhecimento e realidade, a pesquisa resulta em um conhecimento sempre parcial, porém definitivo e histórico (relativo a um tempo e espaço sociocultural e historicamente determinado); (__)- Compreender como as relações de fato se dão exige que se reconheça a historicidade dos processos sociais bem como a particularidade do conhecimento sobre o ser social e do método que permite conhecê-lo; (__)- Toda investigação se coloca na relação teoria/realidade ou teoria/empiria. A pesquisa parte sempre de um conhecimento superficial da realidade, de uma abstração. Mas nem toda investigação pode ser considerada uma pesquisa cientifica e nem todo conhecimento é teórico.
Numa pesquisa sobre a assistência estudantil no ensino superior brasileiro, o pesquisador realizou entrevistas com estudantes e professores em universidades públicas federais, com o objetivo de coletar dados sobre o alcance dessa política e as suas repercussões na conclusão dos cursos de graduação em várias áreas.
Essa fase da pesquisa, que corresponde ao recorte empírico da sua construção teórica, é denominada
Na pesquisa qualitativa, o método que junta a proposta de analisar os contextos históricos, as determinações socioeconômicas dos fenômenos, as relações sociais de produção e de dominação com a compreensão das representações sociais, é aquele que faz a abordagem: