Filtrar


Questões por página:
O conhecimento é fruto das trocas entre o organismo e o meio. Essas trocas são responsáveis pela construção da própria capacidade de conhecer. Produzem estruturas mentais que, sendo orgânicas não estão, entretanto, programadas no genoma, mas aparecem como resultado das solicitações do meio ao organismo. A alteração organismo-meio ocorre através do que se chama processo de adaptação, com seus dois aspectos complementares: a assimilação e a acomodação. Essa teoria pertence a:
Para Piaget, a lógica do desenvolvimento não aparece pronta no organismo, mas possui um desenvolvimento definido por meio do exercício dos reflexos biológicos em direção à construção das estruturas cognitiva. Isso se dá a partir do processo de interação entre sujeito e ambiente. Há, nesse apontamento, a presença de um conceito importante para a obra do autor que pode ser definido como:
"... estratégias de ação generalizáveis, [que] correspondem no comportamento às estruturas biológicas e transformam-se constantemente, evoluindo... até padrıes interiorizados de pensamento..." (Palangana,2015, p.19).
Assinale a alternativa que contém a resposta correta sobre a que conceito se refere a citação:
Piaget compreendia o desenvolvimento cognitivo em sua dinamicidade, de forma que a inteligência existe na ação e se modifica em uma sucessão de estágios que possuem gênese, estrutura e mudanças. Assinale a alternativa correta sobre a sequência dos estágios de desenvolvimento segundo o autor:
Quais são as fases do desenvolvimento descritas pela psicologia do desenvolvimento estudada por Piaget?
Dentre os diversos autores que estudaram os processos de desenvolvimento e de aprendizado, destaca-se a contribuição de Jean Piaget. De acordo com Coelho (2014): “Piaget não construiu teorias sobre ensino e aprendizagem, mas elaborou uma teoria sobre as fases do desenvolvimento mental do ser humano e o modo como o conhecimento era construído pelo indivíduo. As ideias de Piaget sobre a construção do conhecimento inspiraram várias teorias e práticas educacionais, agrupadas sob o rótulo de construtivismo. No Brasil, os trabalhos de Piaget começaram a ser mais divulgados a partir da década de 1980.” (COELHO,2014, p.79)
Assinale a alternativa incorreta sobre o estágio sensório-motor (até 2 anos de idade) apresentado por Piaget: